Em 2021 o Criciúma comemora 30 anos da sua maior conquista!
Motivo de orgulho ou sinal de um clube ultrapassado?
Essa é uma grande dúvida dentro da sua própria torcida. Infelizmente o que deveria ser unanimidade, acaba trazendo uma discussão que precisa ser bem analisada e compreendida.
A geração jovem, na qual eu me encaixo, não participou da conquista de 1991, ou seja, deve-se criar o sentimento de pertencimento e orgulho mostrando a importância disso.
Também sou daqueles que não aguento mais escutar sobre 1991 como se isso bastasse pra nos posicionar diante dos nossos rivais, enquanto a gente passa anos e mais anos sem ganhar nada.
Mas por que isso acontece? Na minha opinião, acontece porque o clube não sabe se vender, não sabe criar esse sentimento. Quando faz, faz errado e da mesma maneira de sempre.
É sabido através de números que o maior consumidor do clube é a camada mais jovem da torcida. Esta, quer coisas novas, novas conquistas, porque não viveu uma Libertadores ou um título grande.
É importante utilizar as conquistas como propulsora, pois a história de um clube é um de seus alicerces, mas o que fizeram foi BANALIZAR a Copa do Brasil de 1991.
Tô exagerando? Então me responde quantas pessoas vão no estádio pra visitar a taça, largada e mal cuidada na vitrine da Tigremaníacos.
O maior título do Criciúma e do estado virou muleta pra profissionais parados no tempo ou incapazes de criar novas experiências ao torcedor. Tudo é 1991, a marca própria tem 91, dirigente sonha com time tipo 91 etc etc etc
E quando chega um ano realmente relevante pra 91, como seus 30 anos, a torcida já não aguenta mais. E eu concordo com ela!
2018 e 2019 - camisa inspirada em 91
2020 - marca própria com 91 e a famosa "vamos trazer 91 de volta" que esteve longe de dar certo
2021 - 30 anos de 91
2021 realmente deve ser comemorado, mas com ações realmente relevantes, sem amadorismo pelo amor de deus.
Ideias não faltam e ferramentos pra isso também não.
Vamos comemorar sim. O primeiro passo? Restaurar a taça da Copa do Brasil!
Que venham novas conquistas. Olhar pra frente sempre! Do passado, nos basta a prova de que podemos ser grandes.