A desculpa dos envolvidos no clube para ignorar as opiniões do Carvoeiro Doente são as de que as críticas emitidas não são construtivas.
Como dizer que a "briga" é pessoal diante de números e resultados expressamente negativos?
Pois eu, Roberto Lima, administrador do perfil Carvoeiro Doente, informo que 2020 será diferente! O próximo ano será de números e exemplos. Afinal, tudo que eu falo é baseado em estudo e não em opinião.
E pra começar, o principal tema a ser abordado: comunicação do Criciúma Esporte Clube!
Por que? Porque pra mim, comunicação é a base de tudo. Eu sou a prova disso e é o que a torcida tanto reclama!
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Estamos na era de streamings e redes sociais. A mudança do físico pro digital, do computador para o celular. Tudo isso é relevante e leva a um só objetivo: engajamento!
Não são meus 23mil seguidores que me trouxeram até o portal 4oito. Foi meu engajamento! Foi minha campanha #10milépouco, #chimbanoHH, invasão em Tubarão etc etc etc!
Não há comunicador sem público, rádio sem ouvinte, colunista sem leitor, TV sem expectador, futebol sem torcida.
Nisso, a internet é maravilhosa! Porque ela entrega NÚMEROS! E são os números que nos direcionam e validam qualquer ação proposta!
VAMOS LÁ...
O Criciúma Esporte Clube sofre uma crise de identidade há 4 anos. Afasta torcedor, cria barreiras, desrespeita sua torcida e isso tudo resulta em: menos sócios, menos bilheteria, menos consumo, ambiente ruim e resultados negativos dentro de campo.
Se alguém escutou a coletiva do presidente pode até pensar que o clube subiu pra Série A, mas não, caímos pra terceira divisão mesmo.
Pergunta 1: e como deveria ter sido? O que deveria ter sido feito?
Resposta 1: aproximação da torcida e sociedade.
Pergunta 2: como fazer essa aproximação?
Resposta 2: através da maneira mais fácil e eficiente, ATUALMENTE, de conversar com seu público: as redes sociais! Simples!
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Informação!
A Socialbakers, empresa de análise e desempenho de marketing digital, realizou um estudo sobre as tendências para as mídias sociais em 2019, fornecendo informações detalhadas sobre engajamento e publicidade, além de temas emergentes que devem entrar em pauta no próximo ano.
"O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook, apesar de ter um tamanho de público significativamente menor. Como resultado, vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram", explica Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers.
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Atualmente o Criciúma é o QUARTO colocado em números no instagram:
1º Chapecoense: 1,3 milhão de seguidores
2º Avaí: 111mil seguidores
3º Figueirense: 110mil seguidores
4º Criciúma: 55mil seguidores
Sim... temos METADE do Figueirense e a diferença aumenta a cada mês. Fonte: SocialBlade
Onde a TV Tigre entra nisso?
É que foi feito grande esforço para se colocar em prática uma série de programações no canal do Youtube (TV Tigre) em que o acompanhamento é extremamente baixo e um resultado nulo. Já que os números de expectadores não é suficiente para os principais propósitos do clube: público no estádio e sócios torcedores.
Foram 50 vídeos do programa "Resenha do Tigre" e 16 vídeos "Pré jogo" com média de 530 visualizações em ambos, e taxa de 15 a 70 expectadores ao vivo. Não se enche o HH com 70 pessoas!
Os profissionais responsáveis são bons no que fazem mas a programação não é a que agrada o público da internet e futebol!
Em pesquisa no Carvoeiro Doente:
:: Pessoas que assistem toda a Resenha do Tigre: 58
:: Pessoas que NÃO assistem toda a Resenha do Tigre: 724
:: Pessoas que sabem da existência da Resenha do Tigre: 395
:: Pessoas que NÃO sabem da existência da Resenha do Tigre: 463
*pesquisa no @carvoeirodoente com 782 pessoas em 24hs
Os exemplos de sucesso são inúmeros. Em todos a linguagem jovem prevalece, o tempo não passa de 30 minutos e as propagandas não interrompem a sequência do conteúdo. Bem diferente do que acontece hoje nas 'lives' da TV Tigre.
"Mas então quer dizer que as Lives do Tigre devem parar?" Minha resposta é: Não
QUAL O OBJETIVO DO ARTIGO ENTÃO?
É mostrar que o que realmente traz resultado não é feito! Foca-se no que não traz e não trará resultado! Nesse momento que escrevo, apenas 200 pessoas acompanharam a festa no restaurante Família Rosso. Outras 55mil que estão no Instagram nem souberam do evento, pois não foi feita a cobertura pelo perfil oficial do clube!
Vídeos de coletivas de imprensa não tem!
Vídeos de bastidores do dia a dia no clube não tem!
Vídeos com histórias de torcedores não tem!
Vídeos de bate papo com atletas não tem!
Fotos profissionais diárias do clube não tem!
Matérias com a molecada da base não tem!
Matérias apresentando o time feminino não tem!
Ações com o mascote do clube não tem!
Fora outras inúmeras alternativas que não são exploradas.
Um simples vídeo meu respondendo às perguntas no intagram do Carvoeiro Doente gerou:
Alcance de 7.497 pessoas com 3.431 visualizações! Imagina no perfil oficial do clube com o dobro de seguidores?!
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Resumindo:
O departamento de comunicação peca em terceirizar ações importantes de marketing que não geram resultado/engajamento.
Não é necessário parar com a TV Tigre no Youtube... mas se realmente quiser alcançar sua torcida de verdade, vai ter que interligar todas as suas principais mídias de comunicação: facebook, youtube e principalmente INSTAGRAM!
Público é número! Se não há público, não há sentido!
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Obrigado por ler até aqui... deixe sua opinião!
Em breve tem mais!