O Criciúma não vai tomar gols em Campinas. A convicção é do lateral esquerdo Enzo, o mais jovem do time que entrará em campo na terça-feira, no Brinco de Ouro, em jogo da quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. "Vamos jogar fechados, esperando uma oportunidade de fazer um gol. Não vamos tomar gol nesse jogo", afirmou. Enzo entra no lugar do suspenso Marlon. O Tigre tem a defesa mais vazada da competição, com nove gols sofridos. "A gente toma muito gol. A principal ideia que o Argel quer passar é não tomar gol, é marcação, pois um a gente vai fazer".
O técnico Argel, em rápido bate papo informal com a reportagem durante o treino da manhã deste domingo no Ginásio Colombo Salles, confirmou que vem pensando em uma equipe mais defensiva. Ele especulou até a possibilidade de colocar três volantes. Além de Liel e Eduardo, que já estão escalados, Jean Mangabeira pode aparecer na vaga de Mailson, formando assim um 4-4-2.
Mas a tendência maior, ainda, é pelo 4-2-3-1 testado no trabalho fechado de ontem. Com a dúvida, o time provável do Criciúma é Luiz, Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo e Elvis, João Paulo, Lucas Coelho e Mailson (Jean Mangabeira).
Enzo está feliz pela oportunidade, mas ciente da reponsabilidade. "Vamos mostrar que o Criciúma tem coisas boas na base. Reclamam mas a gente trabalha firme para esse momento chegar e mostrar que o trabalho não está sendo em vão", disse, em entrevista coletiva na manhã deste domingo, após o treino.
Sobre a pressão - ontem teve protesto de torcedores no Heriberto Hülse -, Enzo diz que os jogadores entendem a razão dos manifestantes. "Eu entendo essa pressão. O Criciúma é grande e não pode estar passando por essa situação", disse. "Eles vem para assistir a gente jogar, se a gente tira eles de casa e não faz um bom serviço, eu me pondo no lugar deles estaria do mesmo jeito", comenta o lateral. Ouça abaixo a entrevista com Enzo.
Enquanto caía uma chuva fina, os jogadores fizeram um treino físico e com bola no ginásio, observado por Argel. O treinador comentou conosco, ainda, sobre o Guarani e o jogo de sábado, derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta. "Tem vários jogadores que eu conheço lá. O Bruno, eu lancei como goleiro aqui no Criciúma. O Rondinelly é um dos destaques deles. Eles jogam com três no meio, sendo dois volantes, e três na frente", observa. O zagueiro Everton Alemão chegou a ser pretendido pelo Tigre, acabou indo para Campinas depois de um bom Campeonato Gaúcho pelo São José de Porto Alegre.
O apronto do Tigre será nesta segunda, às 9h, no Majestoso. A delegação viaja à tarde para Campinas. Enquanto isso, o que restou do protesto de sábado, a faixa, já estava caída na calçada rente ao estacionamento dos jogadores.
O Criciúma não vai bem no Campeonato Catarinense de base. Ontem os times sub-15 e sub-17 estrearam com derrotas diante da Chapecoense no CT. O sub-15 perdeu por 2 a 1 e o sub-17 tomou 3 a 2 do clube do Oeste. O sub-20 está na lanterna do Catarinense. Na sexta, perdeu para o Joinville por 3 a 0 fora de casa. As equipes sub-15 e sub-17 voltam a campo pelo Estadual no dia 19, contra o Avaí, novamente no CT.