Escavações costumam surpreender nos centros urbanos em que ocorrem por imposição das obras. E não está sendo diferente no Parque Centenário Altair Guidi. A vala aberta para implantação de um ramal do Canal Auxiliar - para desafogar o Bairro São Luiz e arredores nos temporais - avança nas proximidades do Teatro Elias Angeloni, cortando o parque entre as ruas Palestina e Visconde de Cairú.
No recorte do terreno, é possível observar a alternância das camadas que formam o solo por ali. E traz à tona um detalhe curioso: a faixa de pirita, que faz lembrar que ali, naquele torrão, existia uma pista para pouso e decolagem de aeronaves. É que ali, no largo terreno do parque, funcionou o Aeroporto Leoberto Leal a partir de 1957, por duas décadas. Os aviões subiam e desciam ali, e a pista de terra - como muita coisa naquela Criciúma do século passado - era coberta de pirita.
Essa descoberta que remonta ao passado de Criciúma foi registrada com precisão pelo jornalista Nei Manique, em seu blog, com depoimentos do engenheiro Édio Castanhel e do colega de 4oito e Som Maior, Archimedes Naspolini Filho. Vale (e muito) conferir: