O Criciúma está escalado para enfrentar o Guarani amanhã em Campinas. O técnico Argel Fucks anunciou o time ontem à noite, no bate papo conosco no Papo de Bola, nosso programa semanal das noites de domingo na TV Litoral Sul. Em um papo de quase uma hora e meia, o treinador contou de tudo um pouco. Foi uma ótima conversa, que vamos compartilhando por aqui pelo 4oito e na Som Maior.
Argel andou testando um sistema com três volantes, mas esse é o plano B. "Para quando estivermos ganhando e precisarmos segurar um pouco", disse, confiante de que algum ponto finalmente será conquistado. Vai o Tigre com Luiz, Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo e Elvis, João Paulo, Lucas Coelho e Mailson. "Eu gosto de atacar. Sou um treinador ofensivo".
Falta convicção para Argel? Os esquemas alternados e as mudanças no time jogo após jogo fazem um setor da torcida bater nessa tecla crítica. "Não. Tudo o que eu faço é por convicção e treinado. Não tem invenção", disse. "E não vou pedir nada aos jogadores que eu não tenha treinado". Argel lembrou que, os três volantes que chegou a especular para Campinas, também já foram utilizados, na estreia dele, contra o Figueirense. "E fomos mal com os três volantes".
Oportunidade não tem faltado para os jogadores, garantiu Argel. "Já usamos mais de 80% do plantel". Um dos nomes que mencionamos na conversa a respeito de chances foi Alex Maranhão. "A gente deu muitas oportunidades sim. Mas ele é comprometido, profissional, o primeiro a chegar e último a sair". Sobre o treino fechado, expediente que ele usou pela segunda vez no sábado, o treinador justificou que "é para ter um pouco de paz e tranquilidade e privacidade para fazer algo diferente".
Argel comentou sobre os afastamentos de quatro jogadores que ele promoveu no dia 18 de março, depois do empate com o Brusque. "Estávamos com risco de cair. Precisávamos dar uma chacoalhada no grupo". O técnico admitiu que foi uma providência "para cobrar mais comprometimento e empenho do elenco" a retirada de Carlos Eduardo, Eltinho, Luiz Fernando e Siloé para reforço físico. "E deu certo. Depois, ganhamos quatro seguidas". O treinador retratou-se sobre Eltinho, "talvez o afastamento injusto", embora tenha pontuado que logo no retorno do jogador, no treino de sábado, ele sofreu nova lesão muscular. De resto, ele elogiou muito Carlos Eduardo e Luiz Fernando.
Nicolas deixou o time titular, em se confirmando a escalação que Argel confirmou para amanhã. "Ele teve uma, duas, três chances e a coisa não aconteceu. Ninguém tem lugar cativo no time". E assim havia sido com Mailson antes, que pegou banco e agora está de volta. Por outro lado, elogios a Eduardo, o volante que pela primeira vez será titular. "Está sendo uma grata surpresa. A bola não queima o pé dele".
Antes do papo deste domingo, Argel assistiu o Grêmio ganhar do Santos e o Flamengo derrotar o Internacional pelo Brasileiro, e ainda teve tempo de ir na missa rezar. "Lá um torcedor me abordou e pediu pra gente ganhar logo". Ele não se incomoda com as cobranças. Tanto que vem trabalhando a ideia de comprar uma casa e se fixar em Criciúma. Por enquanto, está morando em um hotel, e a sua esposa e filhos continuam em Porto Alegre. "Gosto daqui", conclui.