Defender para atacar. Ter a bola para reagir. Eis um resumo do que Mazola Júnior pediu aos seus jogadores para estrear no Criciúma amanhã, 21h30min, contra o Juventude. No treino apronto da manhã de hoje, no Heriberto Hülse, o treinador escalou um time menos ofensivo do que aquele que Argel Fucks vinha utilizando. Opta por três volantes.
"Vamos valorizar mais a posse de bola", confirmou depois do treino o atacante João Paulo. "Os jogadores estão devendo como a gente ficou devendo para o Argel. Agora com a chegada do Mazola a gente precisa pontuar. Isso está sendo um problema para a gente", comentou. "A nossa mentalidade é de vencer terça. Não dá para esperar mais".
Com isso, o Criciúma tem agora uma dupla de ataque, e não mais um trio. Mailson perdeu lugar no time em relação à equipe que foi testada no domingo, e Mazola escalou Zé Carlos centralizado e João Paulo caindo pela esquerda. "Temos que vencer para afastar esse fantasma que vem assombrando a gente".
Mazola colocou o time titular com Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Jean Mangabeira, Liel, Eduardo e Alex Maranhão, Zé Carlos e João Paulo. Montou um 4-4-2 clássico, com Mangabeira rompendo, Liel um pouco mais à frente e Eduardo ligando com Alex. A lista completa dos 23 concentrados para o jogo você confere no fim desta postagem.
A atividade confirmou as ausências do zagueiro Sandro, lesionado, e, claro, do meia Elvis, suspenso. Os atacantes Lucas Coelho e Kalil e o lateral Eltinho, lesionados, também não treinaram. Mailson deixou a atividade mais cedo e fez tratamento com gelo. Nada demais.
Os jogadores vão conhecendo Mazola e diferenciando ele de Argel. "O Argel era mais cobrador, mais rude. O Mazola é mais tranquilo, gosta mais de chamar para conversar no canto, explicar detalhadamente. O Argel era mais sério", definiu João Paulo.
O goleiro Luiz já deverá ter Vinícius como reserva amanhã, embora o reserva esteja hoje voltando de São Paulo onde na manhã desta segunda encerrou o período especial de treinos com a Seleção Sub-20. É que Ronaldo, o terceiro goleiro, sofreu uma lesão. Diego, o quarto goleiro, trabalhou com o grupo.
E as cobranças do torcedor? Devem ter mais amanhã. Lembramos na coletiva de hoje com João Paulo as recentes manifestações da galera tanto após um treino no Majestoso quanto na chegada de Campinas na quarta passada, no aeroporto de Jaguaruna. "É complicado. Se eu fosse torcedor de um clube que não estivesse ganhando há cinco jogos eu também cobraria", disse o atacante. "Mas eu peço um pouco de calma pois vamos sair dessa", completou. Abaixo, a entrevista completa com João Paulo.
Fora de campo, o Criciúma suspendeu o costelaço que promoveria no próximo sábado para comemorar os 71 anos do clube. "Vamos aguardar e fazer o evento em um melhor momento. Fazer algo semelhante àquele do Parque das Nações", comentou ao blog a pouco o superintendente Róbson Izidro. Ele está empenhado na organização do evento de inauguração do CT, na quinta-feira às 16h. Na ocasião o CT receberá um nome. "Já fizemos até a placa".
Os concentrados para Criciúma x Juventude:
Goleiros - Luiz, Vinícius e Diego
Laterais - Sueliton, Marlon, Natan e Enzo
Zagueiros - Nino, Fábio Ferreira, Jacy Maranhão e Christian
Volantes - Jean Mangabeira, Liel, Eduardo e Leandro Melo
Meias - Alex Maranhão, Wallacer e Luiz Fernando
Atacantes - Zé Carlos, João Paulo, Andrew, Mailson e Nicolas