A antepenúltima rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense será complementada neste domingo. Nos resultados de sábado, a boa fase do Avaí, o sufoco do Tubarão, o tropeço do JEC e a comemoração do Marcílio Dias, que garantiu sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2020.
O Estadual chega à rodada dominical com três classificados à semifinal - e brigando pelos dois primeiros lugares e a respectiva vantagem de jogar em casa a rodada única da semifinal -, nos casos de Avaí, Figueirense e Chapecoense. O Avaí está quase garantido com o mata-mata na Ressacada, com seus 33 pontos. Figueirense com 30 e Chapecoense, 28, devem brigar pelo segundo posto.
Jogos que restam:
Avaí - Brusque (fora), Chapecoense (casa)
Figueirense - Hercílio Luz (fora), Chapecoense (casa), Marcílio Dias (casa)
Chapecoense - Brusque (casa), Figueirense (fora), Avaí (casa)
O segundo pelotão, o mais numeroso, é o que disputa a vaga que resta na semifinal, e reúne Marcílio Dias, Brusque, Joinville e Criciúma.
Jogos que restam:
Marcílio Dias - Hercílio Luz (casa), Figueirense (fora)
Brusque - Chapecoense (fora), Avaí (casa), Metropolitano (fora)
Joinville - Criciúma (fora), Tubarão (casa)
Criciúma - Metropolitano (fora), Joinville (casa), Hercílio Luz (fora)
E há o terceiro pelotão, no qual estão Metropolitano, Hercílio Luz e Atlético Tubarão e que brigam contra as duas vagas na Série B de 2020.
Jogos que restam:
Metropolitano - Criciúma (casa), Tubarão (fora), Brusque (casa)
Hercílio Luz - Figueirense (casa), Marcílio Dias (fora), Criciúma (casa)
Tubarão - Metropolitano (casa), Joinville (fora)
A rodada
Jogando em casa, o Joinville vinha favorito por conta da sua recente reação, com vitórias fora contra Chapecoense e Figueirense. Mas decepcionou. Perdeu por 1 a 0 para o Marcílio Dias, em confronto direto, e desperdiçou a chance de entrar no G-4 nesta rodada.
O gol foi de Magrão, logo aos 2 minutos, e com o resultado o Marcílio garantiu classificação à Série D do Brasileiro do ano que vem. Cabe lembrar que conquistam essas vagas os times que não caem no Catarinense e que não estão em outras divisões. Logo, o Brusque será o próximo a assegurar e um dos que não caírem na briga dos três lá de baixo.
Joinville 0x1 Marcílio Dias contou com um bom público de 5.243 torcedores na Arena Joinville para uma renda de R$ 101.780,00.
Na Ressacada, o Avaí confirmou o favoritismo e venceu o Tubarão por 2 a 0, gols de Getúlio, aos 42 do primeiro tempo, e João Paulo, aos 37 da etapa final. A Ressacada recebeu 5.134 torcedores para uma renda de R$ 79.245,00.
Hoje, três partidas
Metropolitano x Criciúma neste domingo, 16h, é jogo que decide muito. Envolve o primeiro do pelotão para não cair e o último do pelotão para classificar. Ganhar, para o Metropolitano, será dar um passo decisivo para não cair, pois poderá ficar a cinco pontos dos dois times do Z-2 caso o Hercílio seja derrotado pelo Figueirense no Anibal Costa, no jogo das 16h em Tubarão.
Para o Criciúma, a vitória poderá significar o alcance do quinto lugar, caso o Brusque não vença em Chapecó. Chapecoense x Brusque jogam a partir das 18h na Arena Condá.