O trecho sul da BR-101 vai ganhar quatro praças de pedágio. Vencedora da licitação do último dia 21, a CCR está autorizada a implantar quatro pontos de cobrança, cada um com tarifa inicial de R$ 1,97 para carros de passeio, valor que deverá ser arredondado para R$ 2 por conta do troco. E o trabalho na rodovia já começou.
Uma equipe foi vista na manhã desta quarta-feira, 4, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Tubarão, analisando o terreno que vai receber uma das praças, perto do limite com Treze de Maio.
Além dessa praça, no quilômetro 396, no sentido sul haverá as de Araranguá, no limite com Maracajá, no quilômetro 408, e a de São João do Sul, no limite com Passo de Torres, no quilômetro 460. A praça mais ao norte do trecho recém concedido será a de Laguna, perto do limite com Imbituba, no quilômetro 298.
Conforme acordado entre Ministério da Infraestrutura e a concessionária CCR, os próximos meses são, em paralelo à construção das praças, de adequação da pista, dos primeiros investimentos para que, quando o pedágio começar efetivamente a ser cobrado, a pista esteja "em padrão de primeiro mundo", como prometeu um dos diretores da empresa quando da divulgação do resultado do leilão.