Fazia cerca de uma hora que ele havia deixado o Hospital da Unimed. Já acomodado em casa, para onde não ia havia mais de dez dias. Anibal Dario, candidato a prefeito de Criciúma segundo colocado na última eleição de domingo pelo MDB, conversou com a reportagem. Não falou, é bem verdade, mas digitou. Ocorre que Anibal ainda está com dificuldades de fala, por conta do tempo de internação para livrar-se do coronavírus. Ele apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 7, o quadro avançou de um resfriado entre os dias 10 e 11, culminando com a internação que se estendeu até estta sexta-feira, 20, quando houve a alta.
Confira também:
Mesmo não votando em si no último domingo, Anibal conquistou 10.707 votos, ficando em segundo lugar na disputa à prefeitura com 10,82%.
A conversa com o Dr. Anibal, via Whatsapp, foi breve, trocando perguntas e respostas por texto mesmo, até que Anibal esteja em melhores condições para falar. Confira como foi o diálogo:
4oito - Já em casa, Dr. Anibal?
Anibal - Sim, faz uma hora que estou em casa.
4oito - E como se sente. Falando normalmente já?
Anibal - Falando pouco ainda. Estou muito rouco e com fôlego curto. Infelizmente, acho que foi pela lesão pulmonar.
4oito - O vereador Ademir falou terça, na Câmara, que o senhor teve 50% dos pulmões comprometidos...
Anibal - Verdade. Não cheguei a ser intubado, mas acho que o oxigênio ressecou muito. Foi cerca de 50% de comprometimento, sim.
4oito - E o senhor gostou da campanha?
Anibal - Com certeza.
4oito - E a votação?
Anibal - Foi boa. Um pouco mais próximo de 15 mil seria o ideal. Mas acho que fizemos um trabalho de boa qualidade. Deixamos uma marca boa, acredito. Fincamos algumas bandeiras.
4oito - Vai tentar de novo em 2024?
Anibal - Criciúma precisa modernizar seu leque de empreendimentos. É cedo para falar (de uma nova tentativa). Muitos defendem a nossa continuidade. Mas não quero me precipitar. Muitas ações ainda ocorrerão.
4oito - Mas gostou do ambiente da campanha? Do ambiente partidário?
Anibal - Com certeza, a absoluta maioria são pessoas de bem. Conheci inúmeras pessoas que querem uma política boa.
4oito - E o que achou da votação do prefeito Salvaro?
Anibal - Digamos que até me surpreendi. É uma liderança de muita expressão e de ótima articulação. Mas o sentimento das ruas era um pouco diferente. Mas tudo é possível em termos de votos. Acho que a população optou pelo que pareceu mais lógico.
4oito - Melhoras para o senhor, Dr. Anibal.
Anibal - Muito obrigado a você e a todos os criciumenses.