Vai ser briga das boas nesta quinta-feira, 21h, no Heriberto Hülse. O Criciúma terá pela frente "uma das melhores equipes da Série B". Palavras do próprio Mazola Júnior, técnico do Tigre, que optou por economia nas palavras na véspera do confronto com o Figueirense pela Série B.
"Quanto menos informações você passar para o adversário, melhor". E o técnico foi fiel a isso. Não quis confirmar o time. "Tem jogador agora em julgamento", disse. É o caso de Vitor Feijão, cuja expulsão na estreia contra o Avaí na Ressacada lhe rendeu um cartão vermelho que agora o leva a juri no STJD.
Com a chuva forte da tarde, o treino do gramado ficou restrito aos goleiros Luiz e Belliato, enquanto os demais foram para o ginásio Colombo Salles para um animado bate bola. Nada tático, apenas para movimentar os atletas sob o olhar atento de Mazola.
Na coletiva, conseguimos colher do treinador que João Paulo é mesmo o atacante no lugar de Zé Carlos, conforme havia ensaiado no trabalho de terça. "É o atacante que mais reúne características de um centroavante, já que os nossos dois centroavantes estão no DM e vão passar por cirurgia", afirmou, antecipando ainda que Zé Carlos vai realmente ser submetido a uma cirurgia para se livrar da hidrocele, a infecção que causou acúmulo de líquido no saco escrotal, com fortes dores. Ele não treinou esta semana.
Com a cirurgia, Zé deverá ficar até trinta dias afastado. No fim da coletiva, mesmo se esquivando de falar sobre contratações, o técnico realçou a necessidade de um centroavante, já que os dois estão fora de combate. "Contratação é com a diretoria. Eles estão com a caneta na mão".
Mazola aposta no torcedor como diferencial para esta quinta. "O Criciúma tem dado mostras que está retomando o bom caminho na competição. Vontade, dedicação e entrega não estão faltando aqui".
O treinador projeta um confronto muito equilibrado e tático. "A norma dos clássicos deve se repetir amanhã: detalhes, bola parada, encaixes nas marcações, será um jogo muito mais prático do que plástico", apontou. "Vamos ter que estar no nosso melhor, numa grande noite, para conseguir vencer a bela equipe do Figueirense".
O Figueirense está bem estudado pelo técnico tricolor. "Os jogadores deles conseguem aliar velocidade e técnica na frente. Vamos ter que tomar cuidado, diminuir espaços, ser rápidos na retomada da bola e da marcação", explanou. "Eles tem muita velocidade e qualidade do meio para frente. "Quando o mandante vai afoito contra o Figueirense tem muito problema", completou.
Buscamos outra pista da escalação quando indagamos Mazola a respeito da escalação de Eduardo como primeiro volante, e não Jean Mangabeira ou Liel. "A manutenção do Eduardo é exatamente pela dinâmica do meio campo do Figueirense. Vamos precisar de jogadores mais dinâmicos no meio", frisou. "Vamos tentar igualar a capacidade técnica que o Figueirense tem na zona central do campo, por isso a ideia do Eduardo, Freitas e Luiz no meio", completou, praticamente escalando a meia cancha.
Com tudo isso, o Criciúma deverá jogar com Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Luiz Fernando e Elvis, Vitor Feijão (Andrew) ou João Paulo. Ouça a entrevista coletiva com Mazola no podcast abaixo.
A relação dos concentrados do Criciúma para esta quinta:
Goleiros: Luiz, Belliato
Laterais: Sueliton, Marlon, Artur
Zagueiros: Nino, Fábio Ferreira, Ianson
Volantes: Eduardo, Marlon Freitas, Jean Mangabeira, Liel, Ralph
Meias: Luiz Fernando, Elvis, Alex Maranhão, Wallacer
Atacantes: Vitor Feijão, João Paulo,
Andrew, Julimar, Kalil, Nicolas