Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Estado determina paralisação de obra na SC-442

Prefeito de Cocal do Sul tenta descobrir a razão. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura estarão na região nesta sexta

Por Denis Luciano 27/01/2022 - 21:55 Atualizado em 27/01/2022 - 22:05

A Secretaria de Estado da Infraestrutura publicou, nesta quinta-feira (27), um documento determinando a suspensão das obras de pavimentação da SC-442 entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça, via distrito de Estação Cocal.

O documento, intitulado Ordem de Paralisação 002/2022, menciona que "o consórcio Setep/Iguatemi está contratado para prestar serviços especializados de engenharia para elaboração de projeto executivo e execução de obras na rodovia estadual SC-442, trecho compreendido entre Morro da Fumaça e Cocal do Sul". É citado, ainda, que a obra compreende os subtrechos 1, do quilõmetro 0 ao 3,2, e o subtrecho 2, do quilômetro 9,5 ao 10,2. No total, as duas extensões somam 3,9 quilômetros.

Ainda é colocado no documento que 20,56% da execução física da obra foi cumprida e que o motivo da suspensão é "por ordem administrativa, conforme processo SIE 2745/2022", e a paralisação é datada de 25 de janeiro, ou seja, desde a última terça-feira.

O prefeito de Cocal do Sul está em busca de uma explicação. Ele tomou conhecimento desse documento pelo blog, no começo da tarde, e fez de imediato contato com a Secretaria. "Ficamos surpresos com esse documento. Imediatamente ligamos para a Secretaria. De forma muito rápida eles se colocaram à disposição para estarem aqui conversando com a empresa que venceu a licitação e conosco também, e com os demais entes envolvidos para a conclusão", contou Fernando de Fáveri (MDB). "Eles também não entenderam o motivo disso e os esclarecimentos serão dados amanhã in loco aqui na cidade", referiu.

O diretor da Secretaria que atendeu o prefeito confirmou que esse documento não passou por ele, e o secretário Tiago Vieira não foi consultado. "Eu não conversei com o Tiago, conversei com um diretor que ficou surpreso, esse documento não passou por ele", sublinhou.

Na foto de maio de 2021, trecho da SC-442 em Estação Cocal que vai ganhar pavimentação / Foto: Peterson Paul / Secom

Fernando contou que a obra esteve parada nos últimos dias para alguns ajustes. "A obra tinha sido parada, na parte de pavimentação, em virtude de uma tubulação de água, coincidiu que a gente tinha conseguido com a SC Gás a transposição de gás para áreas industriais, e isso foi concluído, e também a mudança do posteamento da rede de energia concluída pela Coopercocal", contou. "A gente quer entender o que está faltando para alinhar tudo isso. Os principais gargalos foram concluídos na semana passada. Teoricamente era para estar as máquinas roncando para concluir essa obra que está virando uma novela mexicana", emendou.

O problema não está com os recursos, garantidos pelo Governo do Estado. "São problemas pontuais ao longo da via. Parece que o acesso a Estação Cocal tem algo que tramita e não tem autorização para passar em um terreno", resumiu. 

O secretário Tiago Vieira estará com o governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, a partir das 14h, em Forquilhinha, para entrega da ordem de serviço de R$ 16 milhões para obras no Aeroporto Diomício Freitas. O prefeito de Cocal do Sul vai até lá. "Eu já marquei uma audiência com o secretário para segunda-feira, em Florianópolis, para atualizar as informações sobre a obra de duplicação da SC-108 entre Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga", antecipou o prefeito.

Em maio, Moisés em Cocal do Sul lançando a obra da SC-442 / Foto: Peterson Paul / Secom

Confira mais detalhes na entrevista que Fernando de Fáveri nos concedeu no Ponto Final desta quinta-feira na Rádio Som Maior:

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito