Tem fakes e fakes. Tem as que contam com algum grau de elaboração, que chegam a enganar. E tem as que são grotescas, como essa que anda girando pelos grupos de WhatsApp desde ontem. Um suposto radialista, apresentando um programa, entra "no ar" e dá a notícia: o prefeito de Orleans anuncia novas medidas restritivas de controle à pandemia de Covid-19. A tal intervenção na "programação" (sabe-se lá de qual rádio) se dá "às 5 e 15", como o "apresentador" trata de dizer.
Daí vem a coleção de pérolas: ele noticia o fechamento de shoppings e até do metrô de Orleans. E dos aeroportos também. Levando-se em conta que Orleans não tem shopping, nem aeroportos (o mais próximo é o de Jaguaruna), muito menos metrô (em Santa Catarina essa ferramenta urbana de transporte ainda não existe, o mais próximo está em Porto Alegre), essa fake pode entrar para um campeonato de mentiras, com boas chances de resultados positivos. Ouça:
Orleans conta, atualmente, com 65 casos confirmados de Covid-19. São 55 recuperados, dez ativos e nenhum óbito. Orleans é a única cidade da Amrec que ainda não decretou obrigatoriedade do uso da máscara (Criciúma vai oficializar a obrigação do uso ainda hoje). Orleans faz essas recomendações:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou/e higienizar com álcool em gel;
- Se possível, permanecer em casa. Se for necessário sair, utilizar máscara;
- Evitar contato físico, como apertos de mão, abraços e beijos, e aglomerações de pessoas.
Abaixo, os números do coronavírus em Orleans: