Quando se fala do trabalho das categorias de base do Criciúma, há quem lembre do número de atletas de outras cidades e até estados aqui formados. Mas há os talentos locais, criciumenses mesmo, e nesta semana o clube firmou o primeiro contrato profissional de um deles. Trata-se do jovem goleiro Diego, de 17 anos.
"Ele é daqui de Criciúma, está desde os 12 anos no clube e assinou o seu primeiro contrato", comemorou o diretor das categorias de base Serginho Lopes. Diego está em seu primeiro ano na categoria júnior mas já vem participando com frequência dos treinamentos da equipe profissional. É, então, o quarto goleiro do Tigre, atrás de Luiz, Vinícius e Ronaldo. Diego assinou até 31 de janeiro de 2021.
Além dele, o Criciúma estabeleceu contrato profissional com mais três meninos hoje: o volante Cristofer e os atacantes Lucas e Julimar, todos de 17 anos. Lucas veio de São Paulo, onde foi selecionado por observador do Criciúma, e está treinando no clube desde 2015. Assinou contrato até 30 de janeiro de 2020. Cristofer também foi descoberto em São Paulo, e veio para o Tigre em 2016. Seu contrato vai até 30 de janeiro de 2021. Julimar veio de mais longe, de Marabá, no Pará, e chegou em 2015 no tricolor. Seu vínculo recém assinado vai até 23 de fevereiro de 2021.
Diego, Cristofer, Lucas e Julimar estavam no elenco do Criciúma que foi campeão catarinense sub-17 no ano passado e no grupo que foi à Copa São Paulo de Juniores neste ano. "E teremos mais renovações de contrato e profissionalizações na base nos próximos dias", confirma o diretor.
Brasil afora atrás de talentos
O garimpo de jogadores Brasil afora continua. O observador Benevan Ribeiro ficou 14 dias entre Tocantins, Goiás e Maranhão e selecionou três atletas que chegarão nos próximos dias. "Daí eles ficam dez dias treinando aqui no CT e são avaliados. Se aprovarem, ficam", explica Serginho. Agora, Benevan está no Paraná e em maio vai mais longe. Observará atletas em Roraima, no extremo norte do país. Serão avaliados atletas nascidos entre 1999 e 2006 e que treinam no São Raimundo Esporte Clube, de Boa Vista.
Júnior em campo
O Criciúma estreou no sábado passado no Catarinense de Juniores de 2018. O time do técnico Lalo empatou com o Figueirense fora de casa, 2 a 2. Na próxima segunda-feira o Tigre visita a Chapecoense. "Vamos viajar amanhã à noite", detalha Serginho. O jogo será na segunda pois no domingo a Chapecoense tem compromisso em casa pelo Brasileirão, e ontem o time do Oeste foi eliminado da Copa do Brasil Sub-20. "Faremos segunda para não atrasar muito a tabela", completa.
A primeira rodada teve ainda os jogos Tubarão 1x0 Joinville e Avaí 2x0 Chapecoense. Amanhã a segunda rodada começa com Joinville x Figueirense e na segunda jogam, também, Avaí x Tubarão. O time tricolor é a base da equipe que disputou a última Copa São Paulo, a turma da foto abaixo.