A cena é da Rua Júlio Gaidzinski. Da manhã desta segunda-feira, 1. Defronte à obra de construção do Santa Vita Saúde Center. Do outro lado da rua, o Hospital São José. A obra fez desaparecer um grande estacionamento que ali acolhia centenas de veículos. Natural que esteja faltando lugar para os carros, e que os estacionamentos remanescentes estejam ainda mais lotados. Mas o progresso faz dessas coisas.
Porém, o progresso não é, no seu construir, porta de entrada para a transgressão. Se não pode estacionar sobre a calçada, não pode. Simples assim. E, neste caso, o infrator não é apenas um. São vários, como mostra a foto. Essa calçada, indo em frente, leva ao Centro de Triagem Coronavírus, que a prefeitura mantém há dois meses no antigo Posto de Atendimento Médico (PAM) central.
O ouvinte da Som Maior, ao flagrar a cena há pouco, disparou:
Rua Júlio Gaidzinski, em Criciúma. Lateral do Hospital São José, em frente obra em andamento. Cadê a guarda municipal??
Perto dali tem a Rua João Cechinel. A que passa em frente ao Pronto Socorro do Hospital São José. Uma via de grande fluxo, das mais movimentadas de Criciúma. São três pistas, a da direita que converge no sentido de Mina Brasil, São Simão e Cocal do Sul. A central que, preferencialmente, leva em frente, no sentido da Rua Santo Antônio. E a da direita que é passagem para a Rua Coronel Pedro Benedet, no sentido do Centro.
Certo, mas a pista da esquerda da João Cechinel, aquela que fica no lado oposto ao do hospital, é ponto constante de uma divergência irritante do trânsito criciumense e que já gerou muitas multas. As placas ali colocadas são claras: é proibido estacionar no trecho entre 7h e 19h. É nesse horário que a pista deve estar liberada para o trânsito. Das 19h01min às 6h59min é possível estacionar. Sem problemas. Depois disso, o motorista passa a infrator e estará sujeito a multa e guincho. Muito justo.
Outro exemplo de constante infração de trânsito na cidade. As fotos não são de hoje, nem de sexta-feira, têm alguns dias a mais, mas mostram uma rotina de desrespeito.