A Série C do Campeonato Brasileiro definiu, neste domingo, o acesso de três clubes à Série B da próxima temporada. Vão disputar a Segunda Divisão nacional no ano que vem o Operário de Ponta Grossa, Bragantino e Botafogo de Ribeirão Preto. Os três despacharam nordestinos em confrontos de volta das quartas de final. A última vaga será definida nesta segunda-feira e apontará um adversário bem distante: Atlético do Acre ou Cuiabá, do Mato Grosso.
Em Ponta Grossa, Operário 3x0 Santa Cruz
O Operário já vinha credenciado por uma ótima primeira fase, quando somou 35 pontos e fez a segunda melhor campanha do Grupo B. Esteve na chave do rebaixado Joinville. Em 2016 eliminou o Criciúma na Copa do Brasil em pleno Heriberto Hülse. Naquela mesma temporada foi rebaixado à Segunda Divisão do Paranaense. No ano seguinte, sagrou-se campeão da Série D nacional e da Segundona Estadual. Neste ano garantiu
Os oito mil torcedores no estádio Germano Krüger foram à loucura neste domingo com os 3 a 0 do time do técnico Gerson Gusmão. Alisson abriu o placar aos 21 minutos. No segundo tempo, Schumacher ampliou aos 2 e Dione fechou aos 34. Na ida o tradicional Santa Cruz havia vencido por 1 a 0. Assim, o Santinha fica mais um ano na terceira divisão enquanto o Operário volta à Série B mais de duas décadas e meia depois.
Em Recife, Náutico 1x1 Bragantino
Dois recentemente rebaixados brigaram em confronto direto por um lugar na Série B do ano que vem. E o Bragantino levou a melhor. Com o empate em 1 a 1 na Arena Pernambuco, despachou o Timbu, que jogará pelo segundo ano seguido a Terceirona. Caiu no ano passado. O Braga retorna depois de dois anos, já que havia despencado em 2016.
Com a vantagem de 3 a 1 construída na ida, em Bragança Paulista, o Bragantino saiu na frente com Matheus Peixoto, aos 32 do primeiro tempo. Wallace Pernambucano empatou para o Náutico aos 38 da etapa final. O Náutico vinha credenciado pela melhor campanha do Grupo A, enquanto o Braga passou na quarta posição do Grupo B.
Em Ribeirão Preto, Botafogo (SP) 1x0 Botafogo (PB)
Foi no detalhe que o Botafogo da Paraíba deixou escapar o acesso. Na ida, havia vencido por 1 a 0 em João Pessoa. Jogava pelo empate neste domingo em Ribeirão Preto. E estava garantindo até os 47 minutos do segundo tempo quando Caio Dantas anotou o gol dos paulistas. Com o placar, pênaltis, e neles o time da casa levou a melhor, 4 a 3.
O Botafogo de Ribeirão Preto fez a melhor campanha da primeira fase, como campeão do Grupo B, enquanto o Botafogo paraibano havia classificado com três pontos de vantagem sobre o Confiança, o primeiro dos eliminados no Grupo A.
Atlético Acreano e Cuiabá fazem o confronto final das quartas, valendo a última vaga do acesso à Série B, às 21h desta segunda-feira em Rio Branco, capital do Acre. Na ida o Cuiabá ganhou por 2 a 0. Seja quem for o promovido, colocará outro estado no mapa da Segunda Divisão, já que Mato Grosso está fora desde o ano passado com a queda do Luverdense e o Acre há muito tempo não frequenta a competição.