Mesmo com a fraca campanha até aqui, o Criciúma pode neste sábado alcançar o objetivo inicial de chegar ao grupo dos dez primeiros colocados da Série B. Para tanto, terá que vencer o Vila Nova por dois gols de diferença e torcer por empate em Brasil x Operário e tropeços de Oeste e Paraná contra Figueirense e Coritiba, respectivamente. Logo, quatro resultados poderão bastar para que o Tigre saia do incômodo décimo sétimo lugar momentâneo para a décima posição. Ficará nesta hipótese, com 8, a 4 pontos do G-4 e talvez a 2 pontos do Z-4, daí dependendo de mais combinações.
O décimo colocado é o Cuiabá O décimo primeiro, Operário. É por causa desses dois que a vitória precisará ser por dois gols de diferença para que a décima posição venha ainda neste sábado. Ocorre que ambos contam com saldo negativo de 2 gols e o Criciúma de 3. Mas não basta igualar o -2, é preciso superar já que os dois rivais possuem mais gols marcados. Eis a justificativa para a vantagem de dois ou mais necessária ao tricolor diante do Vila. Se esse resultado vier, fatalmente o Vila Nova entrará no Z-4.
A vitória, por qualquer placar, bastará para que o Criciúma deixe o Z-4. Empurrará o próprio Vila Nova e quem sabe o Brasil de Pelotas, caso ele tropece e o Vitória tenha êxito em seu compromisso desta sétima rodada, contra o Sport em Recife na noite deste sábado.
A Série B teve dois jogos nesta sexta. O Cuiabá perdeu no estádio do Café, 1 a 0 para o Londrina que segue firme no G-4. Esse resultado pode beneficiar o Criciúma dentro da matemática apresentada acima.
Em Campinas, em confronto de G-4, empate em 0 a 0 entre Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto. Um bom resultado para o time do técnico Roberto Cavalo.
Promete emoções esta penúltima rodada antes da Copa América. Estaremos contando em detalhes a partir das 15h com o Timaço no futebol em FM 100,7.