O jogador quer, o empresário idem, o Criciúma muito mais. Tudo vai se desenhando para um final feliz na tentativa que o Tigre faz de contar com o futebol do meia Renan Bressan, 29 anos, até o fim da temporada. O jogador reuniu-se na tarde desta segunda-feira com a diretoria do Desportivo Chaves, seu clube em Portugal onde tem contrato até 2020.
"Ele precisa se liberar lá primeiro", resume o diretor executivo de futebol do Criciúma, Nei Pandolfo, confirmando o interesse. "Hoje, a chance de dar certo é de 80%", afirma, otimista, o empresário do jogador, Rafael Soratto. Bressan naturalizou-se bielorusso em 2011 e, no ano seguinte, enfrentou o Brasil nas Olimpíadas, até anotando um gol pela seleção da Bielorússia. Na Europa, jogou ainda em clubes da Rússia, Cazaquistão e Chipre. Mais detalhes sobre a negociação nesta terça no jornal A Tribuna.
Segunda-feira de treinos em dois turnos no Tigre. A reapresentação pela manhã foi com trabalho na academia e depois um técnico no gramado, após a folga do fim de semana, que sucedeu a derrota de sexta-feira, 2 a 1 para o Goiás em Goiânia. No sábado treinaram em um turno apenas os não relacionados.
Hoje à tarde teve mais treino físico e técnico no CT. Amanhã o trabalho é em um turno, à tarde. "Jogar bem para mim é vencer". Essa foi uma das frases do atacante João Paulo na entrevista coletiva desta segunda no CT Antenor Angeloni. Ele respondeu a uma definição do técnico Mazola Júnior, que elogiou a atuação em Goiás.
"Temos que nos cobrar mais dentro de campo, não cochilar", avisou o atacante, que retorna de suspensão. Ele entra, sai Vitor Feijão, que tomou o terceiro amarelo em Goiânia. Os dois são autores dos últimos gols do Criciúma, contra Figueirense e Goiás. Ouça a entrevista com João Paulo no podcast abaixo.
O atacante Joanderson tem chance de ser aproveitado já na sexta-feira, contra o Londrina. O jogador, que chegou na quarta passada, treina, fez os exames, assinou contrato e aguarda a divulgação do seu nome no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, o que pode ocorrer já nesta terça. Joanderson tem 22 anos, fez base com João Paulo no São Paulo e está emprestado ao Tigre pelo Internacional. Ele iniciou a Série B no Atlético Goianiense.
O volante Ronaldo, 24 anos, que chegou da Ponte Preta na sexta-feira, fez um treino leve nesta segunda, correndo em um dos gramados do CT. Ele ainda não assinou o contrato, logo não será aproveitado diante do Londrina. O lateral esquerdo Marlon, de volta de suspensão, é escalação certa, a exemplo de João Paulo.
Sem Vitor Feijão, e sem Zé Carlos e Lucas Coelho, submetidos a cirurgias recentes e sem previsão de retorno, Mazola Júnior ainda não esboçou o time, o que poderá fazer nas tardes de amanhã e quarta, já que quinta é vespera da partida. Pouco provável que insista no 4-5-1, por se tratar de um jogo em casa contra um adversário direto.
E tem problema à vista na defesa. O lateral direito Sueliton, que saiu no intervalo do jogo em Goiás sentindo um desconforto muscular - estava bem, cruzou rasteiro para o gol de João Paulo -, submeteu-se a um exame hoje. Não acusou lesão, mas um edema na coxa direita. Por enquanto, está fora. Será reavaliado amanhã e quarta. Se não puder jogar, Ralph é a opção para continuar improvisado no setor.
Tem Tigrinhos em campo nesta terça. Às 9h, o Criciúma encara o Atlético Goianiense na Toca da Raposa I, na estreia no Grupo E da Taça BH Sub-17. O time do técnico Amauri Barasuol tem como principal destaque o atacante Julimar, 17 anos, que vem treinando com o elenco profissional.
Pela presença na Taça BH, Julimar não é opção para o jogo com o Londrina. Kalil, que entrou no segundo tempo e agradou ao técnico Mazola, pediu mais espaço. "Queria mais tempo para jogar", comentou, depois da derrota diante dos goianos. Poderá receber uma chance para ser titular como referência ofensiva? Os treinos dirão.