A proposta ainda não oficial do Al Hilal, da Arábia Saudita - 10 milhões de euros por Róger Guedes, segundo o GloboEsporte - agitou os bastidores do Criciúma nesta segunda-feira. "Não temos nada oficial", salientou o diretor jurídico do Criciúma, Albert Zilli dos Santos. No mesmo embalo vão o presidente Jaime Dal Farra e o superintendente Róbson Izidro. Mas uma coisa é certa. "O Palmeiras pode negociar, mas 75% de qualquer venda que eles fizerem virá para o Criciúma", assegurou Zilli.
Logo, se forem confirmados os 10 milhões de euros - mais de R$ 43 milhões -, o Criciúma terá direito a 7,5 milhões de dólares, mais de R$ 32 milhões. "Se vier esse dinheiro todo o clube faz uns acertos de caixa e o resto emprega tudo no futebol, investe em contratações". Essa expectativa partiu de um dirigente e, claro, circula com sabores de sonho de sair do sufoco no cotidiano do clube.
O empresário de Róger Guedes, Paulo Pitombeira, assegurou que não veio nada oficial dos árabes. O que se sabe é que eles estão investindo pesado em contratações de treinadores e atletas, e não será surpresa se algo for confirmado oficialmente. É notícia em Minas Gerais, hoje, que o Atlético, atual clube do atacante, terá direito a 10 ou 20% como "taxa de vitrine". "Isso sai da parte do Palmeiras", informou o advogado do Criciúma.
Oficialmente, o Tigre tem 75% dos direitos econômicos e os demais 25% são do clube paulista, que emprestou Róger para o Atlético, pelo qual ele é o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro.
O telefone de Nei Pandolfo não parou hoje. O diretor executivo foi cobrado, pela manhã, sobre a meta de ainda hoje fechar as duas próximas contratações do Criciúma. Faltam poucos detalhes, e tratam-se do zagueiro e do atacante de um clube de São Paulo, da Série A, como antecipado pelo próprio Pandolfo na sexta-feira. Por relação óbvia, ou virão do Santos, ou do São Paulo, ou do Palmeiras ou... do Corinthians. A saber.
Enquanto isso, o volante Ralph, 20 anos, chegou ontem em Criciúma. Hoje já treinou em dois turnos. À tarde, fez parte do treino com bola comandado pelo técnico Mazola Júnior. A expectativa do treinador é já poder contar com ele na sexta-feira, contra o Avaí. Marlon Freitas, 23 anos, do Fluminense, chega nas próximas horas. Estava definindo últimos detalhes no Rio de Janeiro.
Ah, e sobre sexta. O Criciúma aguarda para esta terça-feira uma posição oficial da CBF sobre o possível cancelamento da rodada da Série B. No clube, é dada como praticamente certa a suspensão dos jogos, por problemas logísticos. Se a partida da Ressacada for confirmada, o Tigre já antevê problemas com o deslocamento até Florianópolis e a hospedagem.
O bate papo da tarde no CT foi com o meia Luiz Fernando. Ele comentou sobre a turbulência de março, quando foi afastado pelo técnico Argel Fucks. Contou que "não soube direito a razão", e que "nunca havia enfrentado isso na carreira". Hoje, motivado, coloca que está ao dispor de Mazola para jogar como meia, atacante ou até lateral esquerdo, como chegou a ser aproveitado, e com elogios, nos 2 a 0 de terça passada para o Fortaleza. Ouça abaixo a entrevista.
Conto mais do Criciúma daqui a pouco, 18h50min, na Som Maior FM 100,7, e nesta terça em A Tribuna.