O Sport conseguiu um importante ponto na luta contra o rebaixamento no fechamento da penúltima rodada da Série A. O empate em 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi, fez o time pernambucano alcançar 39 pontos. Segue na zona de rebaixamento, mas a dois da Chapecoense, o primeiro time fora do Z-4.
O Ceará livrou-se de qualquer risco de cair. Com isso, haverá um clássico cearense na Série A em 2019, já que o Fortaleza foi o campeão da Série B. O desempenho do Ceará coroou o trabalho do técnico Lisca, que começou a temporada no Criciúma e chegou no clube nordestino em difícil situação no Brasileirão.
Na rodada final, o Sport, do técnico Milton Mendes, recebe o Santos na Ilha do Retiro. Terá que vencer e torce por tropeços de dois times entre América (MG), Chapecoense e Vasco. É o time em situação mais complicada.
O América precisa ganhar de um concorrente direto, o Fluminense, no Rio de Janeiro. Com isso, já estará livre. A Chapecoense também depende apenas de si. Se vencer o São Paulo estará salva. Até o empate pode bastar, caso Sport ou América não vençam.
Ainda sob riscos estão Vasco e Fluminense. O Vasco cai se perder para o Ceará fora de casa e houver dois vencedores entre Chapecoense, América e Sport. O Fluminense pode cair se perder para o América e o Vasco empatar, Chapecoense ou Sport vencerem. Abaixo, a rodada e os times que brigam contra o Z-4 no domingo:
Fluminense x América (MG)
Ceará x Vasco
Chapecoense x São Paulo
Sport x Santos