A expulsão do atacante Zé Carlos contra o CSA, na derrota por 3 a 1 para o CSA no dia primeiro de maio, resultou em suspensão por três jogos em julgamento no STJD. Em seguida, o departamento jurídico conseguiu um efeito suspensivo e assim ele veio atuando nas últimas rodadas. Agora, o problema que o tirou do jogo desta quinta contra o Figueirense e o afastará por mais tempo motivou a retirada do recurso.
Na prática, Zé Carlos ainda tem dois jogos de suspensão a cumprir. Um ja foi, pela automática, no caso diante do Guarani de Campinas. Esses dois serão absorvidos pelo tempo que Zé ficará afastado enquanto se cura da hidrocele. Ontem, na entrevista coletiva da véspera do jogo com o Figueirense, o técnico Mazola Júnior revelou que o camisa 9 precisará ser submetido a uma cirurgia.
Outro dia, o médico Ricardo Furtado havia nos confirmado que, caso houvesse realmente a opção do médico urologista que trata Zé pela cirurgia, o afastamento com o pós operatório e a necessária recuperação física chegaria a trinta dias. Zé Carlos tem hidrocele, excesso de líquido concentrado no saco escrotal, é um problema de origem infecciosa e tem lhe causado diversas dores desde antes do jogo com o São Bento, tanto que ele não treinou mais após a partida de sábado.
Amanhã tem outro na mesa de cirurgia. É o atacante Lucas Coelho, o substituto natural de Zé Carlos na opinião de Mazola. Ele sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e ficará pelo menos trinta dias fora de condições de jogo. O ortopedista Marcelo Beirão será o responsável pela intervenção no joelho do jogador.
Por essas questões, um centroavante está na ordem do dia sobre contratações. "Não falo mais sobre isso. É com a diretoria que está com a caneta na mão", disse Mazola ontem. "Mas está visível que precisamos", emendou. Porém, o treinador disse que "vamos dar oportunidade aos jovens que temos aí". De jovem para a função o Criciúma tem Kalil pois os demais atacantes do elenco são de lado, de flancos. Como é João Paulo, que hoje contra o Figueirense será aproveitado como o referência.
Sobre os reforços, o presidente Jaime Dal Farra havia dito, no sábado, antes do 1 a 0 com o São Bento, que no começo da semana chegariam novidades. Até agora, nada. Daqui a pouco, 20h, tem Futebol Som Maior para Criciúma x Figueirense.