Fazendo as contas, o Criciúma tem nesse momento, há exatos oito dias da estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Cuiabá, 32 jogadores. O técnico Gilson Kleina anunciou, na sua chegada, a intenção de não trabalhar com um elenco muito grande.
É com esse grupo, talvez mais reduzido, que o Criciúma vai iniciar o Brasileiro. Ocorre que já tiramos da conta os dois primeiros dispensados da nova fase: o meia Gabriel Henrique, que veio emprestado do Cruzeiro e teve pouco espaço no Tigre, e o atacante Alexandre Alemão, que veio do Metropolitano para uma experiência e nem jogou.
Somando à lista os contratados e já apresentados Paulo Gianezini (goleiro, veio do São Luiz para substituir Vinícius), Adilson Goiano (volante, veio do Novorizontino) e Liel (volante, veio do Atlético Tubarão), mais o zagueiro Léo Santos (vindo do Ituano), o lateral direito Marcos Vinícius (emprestado pela Chapecoense) e aqueles reforços que chegaram há mais tempo e já estrearam, casos do meia Wesley e dos atacantes Léo Gamalho e Vinícius.
A direção não faz esse cálculo publicamente, mas há uma indicação de que há mais atletas a deixar o clube. Talvez uns três ou quatro até. E na parada para a Copa América, depois da oitava rodada da Série B, poderão vir os próximos reforços. Isso o diretor executivo de futebol, João Carlos Maringá, deixou claro depois da eliminação no Campeonato Catarinense no domingo passado, na Ressacada.
“Combinamos com o presidente que faremos de seis a oito jogos até a Copa América para depois avaliar e ver se tem necessidade de trazer mais jogadores”, adiantou João Carlos Maringá. “Isso pode, claro, mudar mediante a alguma oferta, temos jogadores da base que interessam a alguns clubes”, disse Maringá.
A pausa será em junho. Até lá, o Criciúma, além do Cuiabá, já terá encarado Ponte Preta (em Campinas), América-MG (em casa), Atlético (em Goiânia), Guarani (em casa), Botafogo (em Ribeirão Preto), Vila Nova (em casa) e Brasil (em Pelotas). Essa sequência dirá a necessidade de contratar mais ou não. O retorno será em meados de julho em casa, contra o Coritiba.
O elenco atual:
Goleiros: Luiz, Bruno Grassi, Paulo Gianezini e Wagner
Laterais - Marlon, Maicon, Caíque, Carlos Eduardo e Marcos Vinícius
Zagueiros - Sandro, Platero, Derlan, Jacy Maranhão e Léo Santos
Volantes - Jean Mangabeira, Eduardo, Zé Augusto, Adílson Goiano e Liel
Meias - Daniel Costa, Wesley, Bruno Cosendey, Marcinho Jr e Enzo
Atacantes - Léo Gamalho, Vinícius, Reis, Andrew, Reinaldo, Gabriel Honório, Julimar e Ceará