Começa a atender nesta quinta-feira (14) o mais novo hotel de Criciúma. "Um cartão postal", definiu o prefeito Clésio Salvaro, que tomou parte do seleto evento da noite desta terça (12) que conferiu a apresentação do primeiro Hotel Tru by Hilton da América Latina e Caribe, cujo site está no ar.
O prefeito não exagerou. Quem chega em Criciúma pela Via Rápida observa, logo adiante do último viaduto da rodovia, aquele prédio de linhas bem definidas, de apresentação marcante sem ser pesada, que transmite leveza e transpira acolhida. Ali, na vizinhança do Criciúma Shopping, nasce o hotel com a responsabilidade de carregar uma marca que é uma verdadeira bandeira, na acepção mais plena: Hilton.
"Era para a gente ter começado a operação em março de 2020", confessa o diretor geral da ICH Administração de Hotéis, Alexandre Gehlen. "Mas daí veio a pandemia, e o novo normal", pontua. A ICH é operadora de hotéis, está à frente das marcas Intercity e Yoo2, que somam mais de 40 hotéis pelo Brasil, e estreia a parceria com os norte-americanos da Rede Hilton por Criciúma.
Um grupo local, de 40 investidores, fez o aporte que colocou de pé a ampla estrutura, em localização muito estratégica, com seus 154 quartos com espaços minuciosamente planejados e suas camas muito confortáveis. "E o entretenimento de primeira classe", define Gehlen. "Afinal, uma cidade pujante merece essa qualidade de empreendimento", derrete-se.
O lobby do hotel confirma que estamos diante de algo diferente. Antes dele, o acesso é dinâmico, de uma beleza indisfarçável, nada forçada. Arejado, aberto, a fachada em vidro sublinhando transparência e a iluminação abundante anunciam: chegamos no Tru by Hilton. Entre no lobby. Ali, hóspedes trabalham mas também jogam. Comem, descansam, conversam e divertem-se. O café da manhã, uma cortesia Hilton, é saudável, contempla doces e salgados. E se a fome bater, seja qual for a hora, o mercado "Et. & Sip." está ali, 24 horas, a postos com lanches e bebidas.
"O novo normal é o normal antigo. As pessoas estão viajando, e esse hotel representa o novo normal, pois ele é a cara da onda de hotéis urbanos que atendem um público a trabalho", aponta Gehlen. Por isso que há tomadas por toda a parte no Tru by Hilton de Criciúma. O Wi-Fi gratuito, bem calibrado e suficiente para a navegação dos hóspedes, colabora para essa conexão ser plena. Você não fica sem sinal muito menos sem bateria.
E para quem é da malhação? Uma academia impecável, moderna, com tudo das mais modernas tendências fitness. E até aparelhos para cardio. Um capricho. "Abarcamos tecnologia e vendas com a visão Hilton, com operação local mas conectada a uma empresa internacional". O apontamento de Gehlen é o atestado maior de qualidade.
A acessibilidade tem lugar decisivo. As rampas, os corredores largos, nada é adaptado, tudo é parte de um todo planejado por uma equipe que trabalhou em função de entregar o melhor Tru by Hilton para Criciúma. "Nossa obra foi conduzida pelos melhores arquitetos, os melhores da construção civil, nosso engenheiro ficou dedicado full time para ter esse padrão de qualidade". E o resultado, garantido. "Estamos entregando um hotel diferenciado". Não há dúvidas disso.
Mas e porque escolher Criciúma? "As cidades médias sempre foram esquecidas. Chegou a hora das cidades médias, Criciúma faz parte delas". registra Gehlen.
Tudo isso deve ser muito caro então. Afinal, estamos tratando de um hotel cinco estrelas? "Tem mais de 15 anos que isso se foi", explica Gehlen, contando que a classificação por estrelas foi, literalmente, para o espaço. "A hotelaria é classificada por marcas". Logo, Hilton é Hilton.
E as tarifas? "Estão na internet. De todos. Hoje o cliente tem muita informação. Na internet você descobre a diferença do hotel bom para o ruim". Assim sendo, o assunto no Tru by Hilton é qualidade, conforto. "E experiência", completa o diretor da ICH.
Um hotel para vários hóspedes
Ele é diretor de Desenvolvimento da Rede Hilton para o Brasil. E veio a Criciúma prestigiar a entrega do Tru by Hilton. Leonardo Lido lembrou que essa nova marca nasceu em 2016, abriu sua primeira unidade no ano seguinte nos Estados Unidos e em 2020 decidiu pelo mergulho no mercado latino.
"O Tru foi desenhado para qualquer mercado, cidades grandes, médias e até menores. E começar na América Latina com um perfil para o qual a marca foi desenhada, o parceiro certo, o projeto certo, a localização perfeita, conveniência, visibilidade, acessibilidade, tudo contribuiu para ter o primeiro Tru by Hilton da América Latina em Criciúma".
Leonardo lembrou que a Rede Hilton detém 18 marcas, das quais a Tru é uma delas. "O Tru by Hilton é para todas as idades, foca na hospedagem, conforto, na confiabilidade da marca Hilton e com serviços direcionados", relatou.
Você encontrará um restaurante completo no Tru by Hilton de Criciúma? "Não. Não temos um restaurante completo, por isso a localização estratégica, do lado do Criciúma Shopping, perto de tudo. Mas quem nos busca vai encontrar conforto e a segurança da marca Hilton".
Durante o evento, o prefeito Salvaro lembrou o desenvolvimento da vocação turística de Criciúma. E o quanto ter hotéis alinhados com isso é importante. "O Tru by Hilton foi formatado para qualquer tipo de viajante. Nosso lobby tem espaço reservado para quem quer trabalhar, espaço mais descontraído com a mesa de bilhar para quem está se divertindo, o espaço para refeições rápidas e até uma sala de reuniões. Tanto o viajante a lazer quanto a negócios vai encontrar o que necessita aqui", defendeu o diretor.
E como redes tradicionais reagem a modelos novos de hospedagem como o Airbnb, empresa online que atua fortemente no mercado de hospedagens? "É uma proposta diferente. Aqui você encontra serviço e segurança. O Airbnb não impacta no nosso negócio, temos mais de 2 mil hotéis em construção e planejamento no Mundo, o Airbnb não é um concorrente claro, ele segue o seu caminho e o nosso estilo de hospedagem nos faz crescer ano após ano", respondeu Leonardo.
Ele não escondeu que a Rede Hilton planeja novas operações no Brasil. E a expansão da marca lançada de forma pioneira em Criciúma está no radar. "Continuamos acreditando muito no Brasil, com um momento importante, a confiança da nossa matriz no Brasil continua, estrategicamente, com parceiros locais", completou.
A praça vendida e o turismo
O prefeito Clésio Salvaro lembrou que o hotel recém entregue surge em um terreno que, há não muito tempo, pertencia ao Município. "Houve uma polêmica no meu primeiro mandato sobre esse terreno. Era uma praça. E como a prefeitura não é corretora de imóveis, e não havia previsão de uso futuro para esse espaço, colocamos na mão da iniciativa privada. Depois de 12 anos nós voltamos e vemos esse hotel que é um cartão postal".
Salvaro aproveitou para 'vender a cidade'. "Criciúma ganha 4 a 5 mil habitantes novos por ano. É uma cidade boa para morar e investir. Uma das cidades mais seguras do Brasil, nosso índice de homicídios é semelhante ao de cidades europeias". E aproveitou para encaixar um lema do seu governo no discurso. "Se aqui é o primeiro investimento desse hotel da Rede Hilton na América Latina, é porque o Brasil que dá certo começa aqui".
Em seguida, o prefeito enalteceu as políticas do seu governo para incrementar o turismo, comparando Criciúma e Rio de Janeiro. "Se o Rio tem o Pão de Açúcar para cima, nós teremos a Mina de Visitação para baixo". Reforçou, assim, sua aposta na extensão da atual Mina Octávio Fontana em direção ao futuro Mirante Realdo Guglielmi, estrutura cujo projeto já foi entregue pela Satc. Salvaro batalha agora pelos recursos, algo em torno de R$ 20 milhões para transformar tudo isso em realidade.