Por Enio Biz
24/05/2024 - 15:04 Atualizado em 24/05/2024 - 15:09
Um dia após a eliminação na Copa do Brasil, jogadores do Criciúma se reapresentaram na manhã desta sexta-feira (24), no CT Antenor Angeloni.
Os atletas com pouca minutagem participaram de um treinamento coletivo com a equipe sub-20.
A atividade teve início com o seguinte time: Matheus Teixeira; Jonathan, Maia, Tobias e Trauco; Newton, Ronald e Matheusinho; Arthur Caike, João Carlos e Allano.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 19:51 Atualizado em 22/05/2024 - 19:51
Muito se falou ao longo do Campeonato Catarinense que o Criciúma perdia rendimento. Depois de um primeiro tempo com muita intensidade, o time caia de rendimento no segundo tempo. Muitas teorias. A principal delas é que o time estava mal fisicamente.
Em entrevista exclusiva ao podcast Papo do Timaço desta quarta-feira (22), o preparador físico do clube, Cléber Orleans, quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre o tema. Para o profissional, a alteração de postura não tinha relação com o físico, mas a tomada de decisão dos próprios atletas.
"O que os números e a métrica nos falavam era diferente disso. O nosso time era muito forte nos primeiros minutos porque é uma característica tática. O que começamos fazer. Eu pedi pro setor de fisiologia fraturar esse tempo de 90 minutos de dez em dez minutos. Eu comecei a analisar que os dez primeiros minutos do segundo tempo é onde baixava a rotação. Poxa, se fosse os dez finais, eu concordaria. Eram coisas que não estavam fechando. Chamei a parte de análise de desempenho e pedi pra analisar os vídeos e ver o que estava acontecendo. O que analisamos. Esses dez primeiros minutos da segunda etapa a gente baixava a rotação porque baixávamos as linhas porque a gente estava ganhando no placar, na frente. Era comportamental. Não era físico. Não era tático. Passamos para o Tencati e ele começou a trabalhar isso. Esse padrão começou a ser mudado", explica.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 19:15 Atualizado em 23/05/2024 - 06:23
O confronto entre Criciúma e Bahia nesta quinta-feira (23) vai ter mais uma novidade na iluminação. As arquibancadas, que ficaram muito escuras na partida contra o Juventude, no dia 13 de abril, a partir de agora ganham reforço.
Refletores foram instalados e ajustadas na noite dessa quarta.
Arquibancada iluminada é questão de segurança para o torcedor.
Um dos maiores times de futebol da história do Criciúma e do futebol catarinense ganhou uma biografia. O livro “Máquina do Carvão” conta a história e os bastidores do Tigre campeão da Copa do Brasil, em 1991, e que esteve perto de conquistar a América. A obra foi escrita pelo jornalista João Lucas Cardoso. O lançamento está marcado para o dia 28 de maio, às 19h, no Tigre Sports Bar, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
O livro retrata o time de futebol do Criciúma entre 1989 e 1992, período em que obteve conquistas grandiosas. Além do tricampeonato estadual (1989, 90 e 91), foi campeão da Copa do Brasil, maior conquista nacional de uma equipe de Santa Catarina até hoje, e fez uma campanha surpreendente na Copa Libertadores da América de 1992, parando nas quartas de final, diante do São Paulo, que seria campeão mundial naquele mesmo ano. Máquina do Carvão resgata este período numa narrativa repleta de histórias de bastidores, que vão do drama ao bom humor, da gestão inovadora e eficiente ao improviso.
“Foram mais de 25 entrevistas, apenas com jogadores, técnicos, dirigentes e adversários, além de pesquisa em jornais e emissoras de televisão de Criciúma e de Santa Catarina, para contar sobre um dos maiores times de futebol do futebol catarinense e que apresentou o Criciúma para todo o Brasil. Além do título do livro, ‘Máquina do Carvão’ foi como nomeei essa equipe do Tigre, formada em 1989 e que existiu até o último jogo da Copa Libertadores da América, em 1992”, conta João Lucas Cardoso, que estreia como escritor.
Com quase 400 páginas, o livro foi editado pela Carbo Editora e tem ilustrações do criciumense Junis Laureano, autor da ilustração da capa, que recria uma foto histórica daquela equipe, e também de desenhos de todos os gols de título daquela equipe. As páginas internas também são recheadas com fotos de Ulisses Job, fotógrafo dos principais jornais de Criciúma e do estado no período, além de imagens de acervo pessoal de personagens. O prefácio é assinado por Zé Dassilva, cartunista, roteirista de TV e ilustre torcedor carvoeiro.
O lançamento do livro será no dia 28 de maio, às 19h, no Tigre Sports Bar, em Criciúma. O bar temático, no estádio Heriberto Hülse, tem muitas referências ao time biografado no livro “Máquina do Carvão”. A obra estará à venda no local, pelo valor de R$ 65,00, com pagamento apenas por pix ou dinheiro. Após o lançamento, estará disponível no site da Carbo Editora (www.carboeditora.com.br) e também em livrarias de Santa Catarina.
“Máquina do Carvão” será lançado em Florianópolis, no Vodu Bar, no centro da capital, no dia 4 de junho, às 19h.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 13:23 Atualizado em 22/05/2024 - 14:25
A CBF restabeleceu as datas dos jogos a partir da sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A competição será retomada a partir de 1º de junho.
O Criciúma, no entanto, tem três jogos adiados: Fortaleza (3ª rodada), Grêmio (5ª rodada) e Cuiabá (6ª rodada).
A direção do Tigre espera definir o reagendamento de pelo menos um jogo desses.
O tricolor enfrenta o Palmeiras no dia 2 de junho. Depois, encara o Athletico/PR somente no dia 13.
Entre esses dois jogos, a expectativa é que haja o jogo contra o Cuiabá. A tentativa é remarcar esse confronto para o dia 6 de junho, uma quinta-feira. Ainda requer um posicionamento da CBF.
Já as partidas contra Fortaleza e Grêmio ainda não tem perspectiva de quando ocorrerão.
O Criciúma não vence o Bahia há oito anos. A última vitória aconteceu no dia 14 de junho de 2016, pela Série B do Campeonato Brasileiro: 3 a 2. Gustavo (2) e Hélio Paraíba marcaram os gols do Tigre, enquanto Hernane Brocador e Moisés fizeram para os baianos.
Nesse jogo, Barreto estava em campo como titular. O Criciúma jogou com Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Marlon; Barreto (Juninho), Douglas Moreira e Elvis (João Afonso); Roberto (Hélio Paraíba), Gustavo e Niltinho.
Coincidentemente, Barreto é dúvida para o jogo desta quinta-feira (23), diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Com a necessidade da vitória, após perder o jogo de ida por 1 a 0, o técnico Cláudio Tencati pode abrir mão de um volante e colocar um jogador mais ofensivo. Se isso ocorrer, Barreto pode deixar o time titular.
Retrospecto do Tigre em casa é favorável
O Criciúma tem um bom retrospecto quando enfrenta o Bahia no Estádio Heriberto Hülse. Foram 12 jogos, com sete vitórias do Tigre, dois empates e três derrotas.
No geral, foram 23 jogos, sete vitórias do Criciúma, sete empates e nove derrotas.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 09:32 Atualizado em 22/05/2024 - 09:45
Sem poder atuar no Estádio Beira-Rio por um bom tempo, o Internacional terá seus jogos direcionados para outros locais, tanto no Campeonato Brasileiro, quanto na Copa Sul-Americana.
A CBF confirmou nesta terça-feira (21) que uma dessas partidas será realizada no Estádio Heriberto Hülse. É o confronto entre Internacional e São Paulo que ocorre no dia 13 de junho, às 20h, válido pela oitava rodada do Brasileirão.
Nesse mesmo dia e horário, o Criciúma estará jogando contra o Athletico/PR, em Curitiba.
Por Enio Biz
22/05/2024 - 08:23 Atualizado em 22/05/2024 - 08:31
O Campeonato Catarinense Sub-20 chegou ao seu segundo turno. O Criciúma entra em campo nesta quarta-feira (22), às 15h, quando recebe a Chapecoense, no CT Antenor Angeloni. No turno, as duas equipes empataram em 0 a 0.
Com 23 pontos, o Tigre ocupa a vice-liderança do Estadual. O líder é o Barra, com 25 pontos ganhos.
O jogo terá arbitragem de Franciel dos Santos Martins. Os auxiliares serão José Paulo Martins Sinfrônio e Gabriel Lopes de Jesus.
Por Enio Biz
21/05/2024 - 22:05 Atualizado em 21/05/2024 - 22:10
A CBF confirmou na noite desta terça-feira (21) que o Campeonato Brasileiro será retomado a partir da sétima rodada nos dias 1 e 2 de junho.
Criciúma e Palmeiras se enfrentam no domingo (2), às 16h, no Estádio Heriberto Hülse. Na oitava rodada, o Tigre visita o Athletico/PR no dia 13 de junho, às 21h, em Curitiba.
Já na nona rodada, o Criciúma volta a jogar em casa, contra o Bahia. O confronto será no dia 16 de junho, às 18h30.
Inter x São Paulo jogarão no Estádio Heriberto Hülse
A tabela da CBF informa ainda que o jogo entre Internacional e São Paulo, pela oitava rodada, será realizado no Estádio Heriberto Hülse. A partida está marcada para o dia 13 de junho, às 20h.
Por Enio Biz
21/05/2024 - 19:07 Atualizado em 21/05/2024 - 19:13
Pensando no confronto decisivo, diante do Bahia, na quinta-feira (23), o técnico Cláudio Tencati faz mistério. O treino da tarde desta terça-feira (21) aconteceu no Estádio Heriberto Hülse, mas com portões fechados. E a atividade da tarde desta quarta-feira (22) também será com portões fechados, provavelmente, no CT Antenor Angeloni.
A dúvida fica mesmo no meio-campo. Pelos trabalhos da semana passada e do início dessa semana, Tencati trabalhou com dois volantes - Barreto ao lado de Meritão - mas também testou Matheusinho na equipe titular, deixando a equipe com três meias: Matheusinho, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel.
No ataque, Eder e Bolasie treinaram na equipe titular a maior parte do tempo. Eder deixou o gramado mais cedo na segunda-feira, mas não deve ser problema. Caso não jogue, Felipe Vizeu vira alternativa.
Há possibilidade, ainda, de Felipe Vizeu se juntar a Eder e Bolasie no ataque. Com isso, Barreto deixaria a equipe. Essa formação também foi testada por Cláudio Tencati.
O provável Criciúma pra enfrentar o Bahia deve ser Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Eder e Bolasie.
Criciúma e Bahia se enfrentaram no dia 30 de abril, em Salvador, pela partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O time baiano venceu por 1 a 0 e precisa só de um empate na partida de volta para se classificar às oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Já o Criciúma precisa reverter a vantagem. Para se classificar direto, o Tigre precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. No histórico de confrontos entre as equipes, isso aconteceu em três oportunidades: 3 a 1 (Série A de 2013); 4 a 1 (Série B de 2005); e 2 a 0 (Série A de 1997).
Ao todo foram sete vitórias do Criciúma pra cima do Bahia. Os outros quatro triunfos foram por 1 gol de diferença.
No confronto decisivo desta quinta-feira (23), se isso acontecer, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
Os números de 2024
Trazendo os números para a atual temporada, das 13 vitórias conquistadas nesse ano, cinco foram por dois ou mais gols de diferença: Criciúma 2 x 0 Marcílio Dias (Recopa); Criciúma 4 x 1 Figueirense (Catarinense); Criciúma 2 x 0 Hercílio Luz (Catarinense); Criciúma 2 x 0 Chapecoense (Catarinense); e Vasco 0 x 4 Criciúma (Brasileiro).
Por Enio Biz
21/05/2024 - 09:42 Atualizado em 21/05/2024 - 10:29
Todo jogo mata-mata é tenso. Um descuido pode custar uma eliminação. Mas, quando o time está em desvantagem, precisará correr riscos para reverter o quadro. É aí que entra a estratégia do treinador. É quase que um jogo de xadrez. As peças deverão estar bem distribuídas em campo para dar o xeque-mate no adversário.
De um lado do tabuleiro, Cláudio Tencati. Do outro, Rogério Ceni.
Os dois começaram a preparação para o jogo iguais. Jogadores dos dois clubes folgaram no domingo e retomaram os trabalhos na tarde desta segunda-feira (20).
Tencati e Ceni fazem mistério. O técnico do Criciúma fechará os dois próximos treinos (hoje e quarta). O técnico do Bahia esconde o provável time titular da imprensa baiana.
Cláudio Tencati precisa tirar a vantagem que nesse momento é do Bahia. O Criciúma precisa vencer por, no mínimo, um gol de diferença e levar a decisão para os pênaltis, ou vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar com a vaga direta às oitavas-de-final da Copa do Brasil.
O treinador pode colocar uma equipe conservadora, mesmo estando atrás do placar, ou uma equipe ousada para buscar a todo custo o resultado. Ele pode escalar um meio-campo com dois volantes - Meritão e Barreto - junto com Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel. Mas, pode surpreender e arriscar, tirando um volante, no caso Barreto, e colocando um terceiro meia, Matheusinho.
Marquinhos Gabriel sabe que o time precisa ser agressivo, porém, equilibrado.
"Uma equipe agressiva como a gente tem costume de ser em casa, mas equilibrada, né? A gente sabe que precisa fazer o gol, mas tem 90 minutos pra fazer dois gols e se classificar direto. E se acontecer de fazer só um gol, ainda tem os pênaltis. Então, é não se desesperar com isso e saber que somos muito fortes em casa, saber usar isso ao nosso favor. E ter muita paciência", pondera o meia.
O provável Criciúma para encarar o Bahia deve ser Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto (Matheusinho), Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Eder e Bolasie.
Os jogadores voltam aos trabalhos na tarde desta terça-feira (21), às 15h, no CT Antenor Angeloni.
Do outro lado, o Bahia merece todo o respeito. O time divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Athletico/PR e tem a vantagem da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Salvador. Para se classificar, precisa apenas de um empate.
Rogério Ceni, no entanto, sabe que não poderá apenas se defender e jogar com regulamento embaixo do braço. Ao mesmo tempo não deverá propôr o jogo, como fez na primeira partida.
A arma do Bahia é a transição rápida. Toda bola passa pelo meio-campo, chega nas extremidades, procurando o atacante dentro da área.
Rogério Ceni não poderá contar com lateral-esquerdo Ryan e o volante Acevedo. Os dois seguem de fora.
Jogadores do Bahia treinam na manhã desta terça-feira (21), às 10h, no CT Evaristo de Macedo.
Por Enio Biz
20/05/2024 - 18:45 Atualizado em 20/05/2024 - 18:58
Jogadores tricolores voltaram aos trabalhos na tarde desta segunda-feira (20), no CT Antenor Angeloni.
O técnico Cláudio Tencati faz mistério e esconde o jogo para não dar munição ao Rogério Ceni, técnico do Bahia.
Na atividade desta tarde, o grupo foi dividido em dois: defesa e meio-campo/ataque.
A defesa foi composta por Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes.
Na outra parte do campo, o time treinou com Barreto, Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel. Na frente, Eder e Bolasie.
E Matheusinho? O meia chegou a fazer parte da atividade junto com os titulares, mas o aproveitamento do jogador entre os 11 passa a ser dúvida.
Caso Matheusinho seja titular, o time deverá entrar em campo com apenas um volante. Barreto deixaria a equipe e Meritão permaneceria como titular.
Eder chegou a sair mais cedo do treinamento, dores na panturrilha, mas não deve ser preocupação para enfrentar o Bahia.
Os dois próximos treinamentos, na terça e quarta, ocorrerão no período da tarde, e com portões fechados.
Criciuma e Bahia se enfrentam na quinta-feira (23), às 19h, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
O confronto entre Criciúma e Bahia pode-se dizer que é uma mini turnê. As equipes contam com três embates seguidos, sendo dois pela Copa do Brasil e um pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Um já aconteceu. Foi no dia 30 de abril, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Bahia levou a melhor: 1 a 0. Jogo foi na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O segundo jogo consecutivo está marcado para esta quinta-feira (23), às 19h, pela partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Confronto será no Estádio Heriberto Hülse.
E o terceiro jogo seguido entre Criciúma e Bahia deve ser pela Série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com a tabela da CBF, a competição que está paralisada, deverá ser retomada com jogos da nona rodada, exatamente quando as equipes se enfrentam no dia 2 de junho, às 11h, novamente no Estádio Heriberto Hülse.
O final de semana que passou não teve a base carvoeira em campo no Campeonato Catarinense. O sub-20 folgou na última rodada do turno, enquanto no sub-15 e sub-17 não teve rodada pelo Estadual. Os times se preparam, agora, para o início do returno do Estadual.
A equipe sub-20 entra em campo nesta quarta-feira (22), às 15h, contra a Chapecoense, em jogo válido pela primeira rodada do segundo turno. O confronto ocorre no CT Antenor Angeloni. Na classificação, o tricolor ocupa a segunda posição, com 23 pontos.
Já as equipes do sub-15 e sub-17 entram em campo no próximo sábado (25), quando enfrentam o Figueirense, pela primeira rodada do returno do Estadual. O sub-15 joga às 13h, enquanto o sub-17 tem jogo marcado para às 15h. Ambas as partidas acontecem no CT Antenor Angeloni.
No Campeonato Catarinense, o sub-15 ocupa a terceira posição, com 18 pontos. O sub-17 também está em terceiro lugar, com 17 pontos ganhos.
Por Enio Biz
20/05/2024 - 12:29 Atualizado em 20/05/2024 - 13:23
O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, falou pela primeira vez após a vistoria feita pela Conmebol no Estádio Heriberto Hülse. O objetivo é que o local seja sede de jogos dos times gaúchos - Internacional e Grêmio - em competições continentais.
Já há um pré-acordo com o Inter. Com isso, é questão de tempo para que a Conmebol oficialize o Majestoso como apto a receber partidas pela Copa Sul-Americana.
"Nós estamos construindo e tendo contatos regulares com o presidente do Internacional. O clube não tem condições de mandar jogos no Beira-Rio e está buscando em cidades adjacentes, e Criciúma é o mais próximo em condições necessárias para mando de jogos, quer seja Copa Sul-Americana ou Campeonato Brasileiro. Nós recebemos a visita da diretoria da Conmebol que fez a solicitação para que fizesse uma vistoria no Heriberto Hülse. Foi feita uma vistoria em dois módulos. O primeiro, o gramado. O segundo, foram avaliados iluminação e vestiários. Extraoficialmente está tudo certo. O Estádio Heriberto Hülse reúne as melhores condições, entretanto, precisamos aguardar o laudo final da Conmebol. Nós não vamos nos furtar desde que não comprometa nossa agenda, nosso calendário", afirma o presidente do Criciúma em declaração oficial à TV Tigre.
O Estádio Heriberto Hülse deve receber o jogo do Internacional contra o Delfín, no dia 8 de junho, válido pela quinta rodada da Sul-Americana.