Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 25/05/2021 - 06:00 Atualizado em 25/05/2021 - 07:35

A disputa pelo comando do Conselho Deliberativo do Criciúma não terá a mínima influência no desempenho do time nas competições que se aproximam. Aliás, mesmo sendo um clube que tem o futebol como razão única de sua existência não lembro quando este tipo de eleição levou problemas para dentro do vestiário.

E hoje, sem nenhuma dúvida o presidente Anselmo Freitas tem um mandato tranquilo apesar de curto, tem feito o possível com um orçamento limitado e deverá ter o apoio, se não financeiro pelo menos sem sobressaltos com uma eventual mudança no comando do Conselho.

As eleições marcadas para o próximo mês deverão ocorrer numa disputa dentre a atual situação e a oposição autodenominada Revigoração que ainda busca o número mínimo de assinaturas entre os sócios patrimoniais. 

Penso que o clube precisa de uma nova mentalidade no comando do Conselho e escolher entre seus membros alguém que possa dar mais dinamismo ao órgão, cujo comando foi muito passivo nos últimos anos, qualquer que seja a chapa vencedora.

O clube teve sua identidade perdida por uma gestão catastrófica amparada por um contrato malfeito e que levará alguns anos para ser recuperada depois de atingir o fundo do poço. Com a complacência do próprio Conselho.

E todos sejam vencedores ou não nas eleições, certamente estarão na torcida pelo sucesso do Paulo Baier e seus comandados, principalmente na série C que está prestes a começar e possibilitar ao Criciúma resgatar a dignidade perdida nas últimas competições.


  

Por João Nassif 24/05/2021 - 06:00 Atualizado em 24/05/2021 - 09:45

Os principais campeonatos estaduais, a exceção do catarinense terminaram neste final de semana e na maioria prevaleceu a lógica com os vencedores confirmando o favoritismo.

No Rio de Janeiro o Flamengo, sem dúvidas hoje o melhor time do país superou o Fluminense no segundo jogo e conquistou pela sexta vez um tricampeonato carioca na história. Houve empate na primeira partida.

No gaúcho, o Grêmio que havia vencido o primeiro jogo no Beira Rio empatou em casa e garantiu o tetra campeonato. 

No mineiro depois de dois empates em 0x0 o Atlético conquistou o bicampeonato diante do América. A história poderia ter sido diferente se o artilheiro do campeonato, o atacante Rodolfo do América não tivesse chutado um pênalti no travessão no início do segundo tempo.

E em São Paulo prevaleceu o time que estava atras do título desde o início do campeonato, título que não vencia desde 2005. O São Paulo pela campanha e pela busca intensa da retomada do título venceu com méritos um Palmeiras que se interessou pelo campeonato somente na reta final. O confronto terminou empatado em 0x0 no primeiro jogo e o tricolor paulista fez 2x0 na partida de volta.

Finalmente em Santa Catarina. Não vou afirmar que é um campeonato dos mais importantes do país, mas como estamos por aqui vamos valorizar a disputa entre Avaí e Chapecoense.

O time do Oeste tem a vantagem do empate, ontem jogou a primeira partida para no mínimo empatar e garantir a vantagem. Saiu perdendo no segundo tempo, chegou ao empate e quando o jogo já estava nos acréscimos sofreu o segundo gol que derrubou sua estratégia.

Pode perfeitamente reverter a vantagem do Avaí, mas terá que jogar muito mais do que no jogo de ontem para confirmar mais um título do campeonato catarinense.

 

Por João Nassif 21/05/2021 - 06:00

Paulo César Baier, o Paulo Baier, está diante do maior desafio de sua carreira nestes mais de 20 anos que atua como profissional, seja como jogador e agora na função de técnico de futebol.

Depois de ter seu nome consagrado em nível nacional e ter se tornado num determinado momento da carreira o maior goleador do campeonato brasileiro, assim que pendurou as chuteiras resolveu investir nesta nova função que lhe coloca na frente do maior desafio.

Trabalhar como técnico do Criciúma não é nem de longe comparado com os times que já comandou. Toledo duas vezes, Próspera outras duas e Brusque, com todo respeito que merecem têm um grau de exigência infinitamente menor do que o Criciúma.

Paulo Baier técnico, no Próspera foi duas vezes campeão e levou o “Time da raça” de uma terceira para a primeira divisão do futebol catarinense. No primeiro campeonato da série A que disputou alcançou uma posição de luxo deixando para trás times que se colocam como grandes no estado. Este desempenho deu ao Criciúma a senha para sua contratação.

O Criciúma atingiu o fundo do poço com a queda para a série B do catarinense, passa por graves problemas de identidade e mesmo com uma nova gestão ainda não mostrou a capacidade de reação que todo nós esperamos.

A série C está próxima e somente uma grande campanha e o acesso irá apagar quase toda mancha deixada pela administração anterior e de difícil resgate. As contratações que já foram realizadas não empolgam, são jogadores que vêm de times sem maiores referencias no futebol brasileiro e que buscam no Criciúma uma chance de alavancar suas carreiras.

Por isso o desafio do técnico Paulo Baier é dar a este grupo uma forma de jogar assim com fez no Próspera que passou pela mesma situação.

Mas, repito uma coisa é treinar clubes de exigência menor, outra é trabalhar um time multi-campeào. Por isso Paulo Baier está diante do maior desafio de sua vida depois de mais de 20 anos no futebol. 
 

Por João Nassif 19/05/2021 - 06:00 Atualizado em 19/05/2021 - 09:00

Até posso compreender a dificuldade do Criciúma em trazer reforços para o campeonato brasileiro. O mercado está aquecido com o final dos estaduais e os times que não têm calendário dispensam seus jogadores que certamente são assediados pelos clubes com a temporada cheia.

Os jogadores que sobraram e se destacaram têm como tendência ir jogar em times que disputam as séries de mais visibilidade, pois além da vitrine devem fazer melhores contratos.

Transferindo para o Criciúma, pagar em dia é importante, mas não suficiente para atrair jogadores de maior qualidade. Afinal é série C e a queda no campeonato catarinense também é motivo para o estreitamento do mercado.

O diretor executivo Juliano Camargo não foi muito confiante na entrevista dada ao Som Maior Esporte, por isso fica a impressão que está sentindo dificuldade e mesmo com a insistência por reforços do técnico Paulo Baier são poucas as opções encontradas e a proximidade do início do campeonato deixa dúvida na possibilidade do Criciúma atingir seu objetivo maior na temporada.

Sejamos claros, os jogadores que vieram até agora não empolgam, são apostas que podem dar certo ou não como tantos que vieram e saíram sem deixar saudades.
 

Por João Nassif 18/05/2021 - 06:00 Atualizado em 18/05/2021 - 10:50

Enquanto o Criciúma ainda não tem seu elenco completo, mesmo já tendo realizado dois jogos treinos, alguns de seus adversários estão em atividade jogando partidas oficiais.

Estes adversários são do estado de São Paulo disputando o Troféu do Interior, torneio de consolação para os clubes eliminados da primeira fase. Ontem, por exemplo, jogaram Novorizontino e Ituano, partida válida pela semifinal cujo vencedor irá enfrentar a Ponte Preta na decisão. O time campineiro ultrapassou pelo Bragantino numa decisão por pênaltis.

E não são apenas Novorizontino e Ituano, a brigada paulista ainda tem Mirassol, Botafogo e Oeste, que dizer parada duríssima para as pretensões do Criciúma. Sem contar com outros elementos complicadores como Figueirense, Paraná e os gaúchos Ypiranga e São José.

O projeto que deve ter sido montado pela comissão técnica passa necessariamente por mais reforços, o que tem hoje à disposição do Paulo Baier não é suficiente para um campeonato exigente, lembrando que de quebra tem no início do mês os jogos pela Copa do Brasil.

A bronca será grande, pois o adversário América Mineiro não é dos melhores para ser enfrentado. O time comandado pelo Lisca está na final do campeonato de Minas Gerais e tem um retrospecto altamente positivo na temporada. 

O tempo não passa, voa, faltam apenas 11 dias para o começo da série C e o Criciúma terá problemas com este plantel curto e com pouquíssimas opções.

Por João Nassif 17/05/2021 - 06:00 Atualizado em 17/05/2021 - 10:33

O primeiro jogo treino vencido pelo Criciúma na preparação para o campeonato brasileiro deixa uma expetativa positiva para os desafios que virão pela frente.

Não importa que tenha sido contra o time sub-23 do Grêmio, o que resulta é na motivação e confiança dos jogadores, alguns remanescentes da tragedia da última temporada. 

O fortalecimento do emocional e a força de um sistema implantado pode resultar numa campanha que em princípio deixa um rasto de otimismo. Certamente não importa o tamanho do adversário, o importante é o comportamento do time que pode com vitória apresentar evolução nas necessidades do técnico Paulo Baier.

Não vou omitir que lá em janeiro o Criciúma então com o técnico Hemerson Maria também enfrentou o sub-23 do time gaúcho e venceu por placar dilatado. Depois no estadual o final foi trágico e terminou com o rebaixamento.

Como sempre as esperanças se renovam e o jogo treino de sexta-feira deixa uma boa perspectiva para a temporada. Mas sempre sabendo que um jogo treino é apenas um trabalho para observação e que quando a competição começar as exigências serão muito maior.

Batata assando

O ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero, mesmo enrolado com corrupção no comando da entidade ainda tem o poder máximo no futebol brasileiro.

Seu sucessor Rogério Caboclo, entrou em choque com uma funcionária muito ligada ao ex-presidente o que irritou Del Nero profundamente e criou uma crise que pode ter seu desfecho com a saída do presidente.

O desgaste é evidente e Marco Polo Del Nero ainda tem ascendência sobre alguns dos atuais vices presidentes que podem optar pela queda de Rogério Caboclo. 
Haveria uma nova eleição e um dos vices seria escolhido para comandar a entidade. Quem for o novo presidente certamente ainda ficaria sob o comando de Marco Polo Del Nero. 

Por João Nassif 15/05/2021 - 08:20

Saiu ontem a convocação das seleções principal e olímpica do Brasil para seus compromissos nos próximos meses. A principal irá disputar dois jogos pelas eliminatórias à Copa do Mundo e a Copa América e a olímpica dois amistosos antes do evento no Japão que começará em julho. 

A maioria entre os convocados pelos técnicos Tite e André Jardine joga no futebol europeu, mesmo assim muitos atuam no futebol brasileiro. 

 

A Copa América será disputada no período de férias das Ligas da Europa e os jogadores convocados estão liberados para a competição sul-americana, pois a Copa faz parte do calendário da CONMEBOL e por extensão da própria FIFA.

O problema está nos Jogos Olímpicos, pois não há obrigatoriedade da liberação de jogadores por parte dos cubes europeus.

Aqui no Brasil é o inverso, o calendário não para. Enquanto os convocados estarão com as seleções, seus clubes terão que continuar jogando a Copa do Brasil e o campeonato brasileiro.

E não adianta reclamar ou impedir os jogadores de se apresentar às seleções. O clube que se negar a liberar jogador não poderá utilizá-los nas competições organizadas pela própria CBF que é useira em desqualificar seus campeonatos.

Os clubes ficam amarrados, seja pela entidade como também pelos próprios jogadores que sonham em vestir a camisa de qualquer uma das seleções.

Quando da convocação a CBF insinuou que mudaria as datas das competições para não prejudicar o Flamengo que teve quatro jogadores convocados. Certamente para fazer um agrado ao time de maior torcida no país, mas o Flamengo rejeitou mandando a entidade cumprir seu calendário. 

O Flamengo mostrou a grandeza que falta a Confederação por priorizar as seleções e desfalcar os clubes que investem e dão mais qualidade ao futebol brasileiro.
 

Por João Nassif 14/05/2021 - 06:00 Atualizado em 14/05/2021 - 07:30

As tratativas junto à Federação Catarinense de Futebol tiveram fim e o Caravaggio FC entrou definitivamente no futebol profissional.

Desde alguns tempos se especulava esta oportunidade, pois o Caravaggio tem um histórico vencedor no futebol amador, tem vida própria com bons recursos financeiros oriundos da própria comunidade, seja empresarial ou através de seus associados e uma gestão altamente profissional.

Claro que não é somente o que o clube fatura com a atividade amadora que pode encarar o profissionalismo. O trabalho será redobrado, mas com inteligência poderá ter um caminho promissor neste novo desafio.

Como afirmou o próprio presidente Samuel Milanez, os custos atuais para disputar os torneios da LARM e competições amadoras estaduais são enormes. Os gastos não se comparam as necessidades em um nível profissional, mas com uma boa gestão foi grande alimentar um sonho que se tornou realidade. 

Será ótimo para o futebol da região um time na série C do catarinense que terá seu início em setembro deste ano. Assim teremos um time da região em cada uma das séries do campeonato catarinense. 

E mais, caso o Caravaggio consiga o acesso, imaginem o que será um Criciúma x Caravaggio pela série B em 2002!!!

Povo no estádio

É quase certo que a decisão do campeonato maranhense seja disputada com público no Castelão.

Será um evento-teste, realizado pela Federação Maranhense de Futebol e a Secretaria de Estado da Saúde, com público limitado. O evento, além de contar com as medidas sanitárias adequadas, contará com uma pesquisa por amostragem, realizada por uma equipe técnica da SES-MA.

O Castelão tem capacidade para 40 mil pessoas. No evento-teste serão disponibilizados 06 mil ingressos, 03 mil para cada torcida. Os setores do estádio serão divididos para as respectivas torcidas e as cadeiras nas arquibancadas obedecerão ao distanciamento social considerando o protocolo definido pela Vigilância Sanitária Estadual.

Será o primeiro teste efetivo para que o futebol brasileiro volte a jogar com público nos estádios. Está em andamento a proposta do Flamengo quer público no Maracanã na decisão do estadual contra o Fluminense. A Prefeitura do Rio de Janeiro vetou a proposta.
 

Por João Nassif 13/05/2021 - 06:00 Atualizado em 13/05/2021 - 10:03

Com a confirmação dos jogos pela Copa do Brasil para o início de junho o Criciúma terá seu primeiro jogo oficial no dia 30 contra o Ituano no Heriberto Hülse, na abertura do campeonato brasileiro da série C.

Desta forma o tempo de preparação é maior e atende a programação montada pela comissão técnica em que além dos treinamentos, serão realizados outros jogos treinos para que sejam conhecidos os titulares e o esquema de jogo que o técnico irá optar.

Ontem, a primeira movimentação em ritmo de jogo foi contra o sub-20 do clube e entre os que começaram os trabalhos duas novidades, o volante Jessé e o meia Warley recém-contratados.

Os outros dois que foram adquiridos por estes dias, Gabriel Silva e Léo Costa entraram no segundo tempo de um jogo treino vencido pelo time do Paulo Baier por 4x1.

Ainda é cedo para se consolidar qualquer situação, mas é sempre bom o time ficar em atividade mesmo que seja em jogos treinos. O técnico terá bom campo de observação e chegar ao time ideal até o início do campeonato. 

Justiça pelo alto

No seu melhor estilo a Chapecoense conseguiu fazer o dever de casa e derrotar o Figueirense pelo placar necessário e avançar para as semifinais do catarinense. Fez 2x0 e os dois gols foram dos zagueiros, de cabeça após a cobrança de escanteios.

Fez-se justiça. O Verdão do Oeste fez a melhor campanha na primeira fase, passou pelo Hercílio Luz no primeiro mata-mata e foi obrigado a decidir novamente a fase por força da irregularidade de um jogador do Hercílio.

A Chape perdeu o primeiro jogo no Scarpelli por 3x1 e como jogava por dois resultados iguais irá enfrentar o Marcílio Dias na semifinal.


 

Por João Nassif 12/05/2021 - 06:00 Atualizado em 12/05/2021 - 09:03

Com a mudança das datas dos jogos do Criciúma contra o América-MG o técnico Paulo Baier poderá seguir com seu roteiro de treinamentos e jogos treinos agora visando o início do campeonato brasileiro no último final de semana deste mês.

A alteração das datas dos jogos pela Copa do Brasil foi pela gestão do presidente da Federação Catarinense, Rubens Angelotti, junto a CBF que agora fez prevalecer seu próprio calendário de competições e as partidas serão realizadas nos dias 02 e 09 de junho. 

Seleção brasileira

Na próxima sexta-feira o técnico Tite irá divulgar os convocados para dois jogos da eliminatória à Copa do Mundo e na sequência a Copa América que terá início no dia 13 de junho.

Pelas eliminatórias a seleção enfrentará o Equador no dia 04 no Beira-Rio e no dia 09 o Paraguai em Assunção. A Copa América que será disputada na Argentina e na Colômbia trem seu final previsto para o dia 10 de julho.

E será criado um enorme problema para os clubes brasileiros que tiverem jogadores convocados. Se a seleção for até o final da competição sul-americana os clubes ficarão mais de um mês sem seus principais jogadores. Neste espaço de tempo estarão em disputa a Copa do Brasil e o campeonato brasileiro.

A história mais uma vez será repetida. A CBF, por força das datas reservadas para os campeonatos estaduais estrangula o calendário e desvaloriza as próprias competições que organiza. Pois sem os melhores jogadores em atividade no país os clubes sofrem grande prejuízo e as competições perdem muito de seu brilho.

Vou ser sempre contra os estaduais terem 18 datas no calendário. Mas, os clubes não reagem e sofrem com os prejuízos impostos pela Confederação. 


 

Por João Nassif 11/05/2021 - 16:42 Atualizado em 11/05/2021 - 16:42

Foi pela gestão do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, que a CBF alterou as datas dos jogos do Criciúma contra o América -MG pela Copa do Brasil.

Assim como estava registrado no calendário de competições da entidade os jogos serão realizados nos dias 02 e 09 de junho.

Por João Nassif 11/05/2021 - 06:00 Atualizado em 11/05/2021 - 09:27

Até ontem à noite ainda não havia pronunciamento da CBF sobre as alterações das datas dos confrontos do Criciúma com o América-MG pela Copa do Brasil.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, estava aguardando o desfecho de seu pedido para que a entidade mudasse as datas e mostra certeza de que as datas serão alteradas. Ontem também a CBF consultou o clube mineiro que também dever ter interesse na alteração, pois está na decisão do campeonato de Minas Gerais e os jogos sairiam entre o primeiro e o jogo final da competição.

Enquanto isso, o Criciúma montou sua programação com a realização de jogos treinos e espera ter mais tempo para complementação de seu plantel.

Final do campeonato adiada

A remarcação dos jogos de uma das quartas de final alterou o calendário catarinense que em princípio previa a partida final para o dia 23. Como Chapecoense e Figueirense ainda não decidiram quem enfrentará o Marcílio Dias na semifinal foi necessária mais uma data para a decisão do título.

Brusque e Avaí já estão na disputa da outra semifinal e o segundo jogo está marcado para o dia 19 no Augusto Bauer. Houve empata em 0x0 no primeiro jogo e o Brusque tem a vantagem de dois resultados iguais. 

Dia 12 será jogada a partida de volta entre Chapecoense e Figueirense. O vencedor enfrentará o Marcílio Dias nos dias 16 e 19. Desta forma as finais serão disputadas nos dias 23 e 26 deste mês.

Lembrando que os campeonatos brasileiros terão início no último final de semana do mês de maio.


 

Tags: CBF FCF

Por João Nassif 10/05/2021 - 06:00 Atualizado em 10/05/2021 - 07:01

Depois da CBF marcar para os dias 20 e 27 deste mês os jogos do Criciúma contra o América-MG, acendeu o sinal de alerta no Heriberto Hülse. O Criciúma ainda não tem um plantel completo e o técnico Paulo Baier teria que mudar seu planejamento.

Os jogos marcados foram isolados do restante da terceira fase da Copa do Brasil e não havia motivos para esta antecipação. Possivelmente em razão da televisão que programou as transmissões para o SporTV e Premiere.

Falei ontem com o presidente Anselmo Freitas que afirmou ter repassado ao presidente da FCF o pedido junto a CBF para alterar as datas. O próprio América-MG se manifestou estranhando a tabela divulgada pela entidade.

A Federação foi consultada pela CBF se o Criciúma ainda estava em alguma competição. Claro que a resposta foi negativa, mas o time mineiro poderia estar na decisão do seu campeonato estadual. O América ontem ao eliminar o Cruzeiro confirmou sua presença na final do campeonato contra o Atlético.

Rubens Angelotti, presidente da Federação Catarinense, me afirmou que hoje terá a resposta a seu pedido e confia na remarcação dos jogos. Como os dirigentes da CBF estavam todos no sábado em Fortaleza acompanhando a decisão da Copa do Nordeste, não poderiam resolver a questão.

A tendencia é que os jogos sejam transferidos para o mês de junho, juntamente com todos os outras da terceira fase da Copa do Brasil.

Repetição da história?

No campeonato de 2020 a Chapecoense foi a oitava colocada, última da fase de classificação e depois de três eliminatórias foi a campeã.

Este ano, por força de decisão do TJD foram anulados os jogos do Hercílio Luz, oitavo na primeira fase que havia sido eliminado pela Chapecoense nas quartas de final. O Figueirense que havia ficado em nono lugar ocupou o lugar do time de Tubarão e foi para o confronto com a Chapecoense.

 

O primeiro jogo foi ontem no Scarpelli e deu Figueira por 3x1. Será que a Chapecoense conseguirá reverter e passar à fase seguinte? Se não reverter poderemos ter a repetição do campeonato de 2020.
 

Por João Nassif 08/05/2021 - 08:03 Atualizado em 08/05/2021 - 08:09

A CBF divulgou ontem a tabela da terceira fase da Copa do Brasil e os jogos do Criciúma contra o América-MG serão os primeiros da fase da competição.

Enquanto os demais jogos serão disputados em junho os confrontos entre Criciúma e América-MG foram marcados para os dias 20 e 27 deste mês. 

Não houve uma explicação para este procedimento, mas possivelmente em função da televisão, pois ambos os jogos serão transmitidos pelo Premiere e SporTV. O primeiro jogo será no Estádio Independência em Belo Horizonte.

Com isso o Criciúma terá que alterar sua programação neste tipo de pré-temporada. Ainda sem um elenco completo e sem a possibilidade de realizar três jogos treinos como queria o técnico Paulo Baier, a dificuldade que já era grande por enfrentar um time de série A, ficou ainda maior.

Como o Criciúma está se abastecendo no mercado interno, alguns jogadores do Próspera, conhecidos do técnico, poderão ser contratados nesta situação emergencial.

Tapetão

Pelo comentário que fiz sobre a desatenção da FCF em não registrar a irregularidade do jogador do Hercílio Luz logo após o julgamento, recebi a informação do presidente da Federação, Rubens Angelotti, que apesar do julgamento ter sido realizado no dia 06/04, o TJD só colocou a punição no sistema no dia 28. Imediatamente a FCF tomou as providencias. 

Ontem o TJD indeferiu o pedido de efeito suspensivo pleiteado pela Chapecoense para confirmar os jogos já disputados contra o Hercílio Luz. Com isso os jogos em questão foram anulados.

Foi confirmado para amanhã o jogo entre Figueirense e Chapecoense, primeiro jogo das quartas de final.

Por João Nassif 07/05/2021 - 06:00 Atualizado em 07/05/2021 - 09:35

O Criciúma está buscando nos times do campeonato catarinense os reforços para o restante da temporada. São jogadores que foram observados pelo técnico Paulo Baier e que se enquadram em seus métodos de trabalho.

Do Próspera já acertado o atacante Gabriel que foi destaque na campanha sob seu comando. O Baier confia no jogador e sabe como poderá render no ataque do Criciúma.
Também está atras do meia Warley que teve bom desempenho no Concórdia. Esta contratação deverá ser definida nesta sexta-feira.

O estilo Paulo Baier já foi notado em seu primeiro trabalho junto ao grupo atual. Depois de participar de um recreativo com os jogadores foi para o trabalho técnico já começando a implantar sua filosofia de trabalho.

A exemplo do que fez no Próspera na pré-temporada pediu que a direção do clube providenciasse três jogos treinos para a complementação da preparação visando a abertura da série c contra o Ituano no Heriberto Hülse.

Tapetão

A Chapecoense entrou com pedido de efeito suspensivo para não jogar contra o Figueirense, de acordo com a publicação da tabela pela Federação Catarinense. O pedido deverá ser julgado por um auditor que poderá ou não deferir a demanda.

O que sobrou pela desatenção da FCF em não registrar a irregularidade do jogador do Hercílio Luz, foi a paralisação do campeonato que pelos recursos impetrados poderá não terminar antes do início do campeonato brasileiro.

Imagem arranhada

O que fizeram com o Criciúma nos últimos anos provocou reações em outras praças, inclusive com declarações que colocam o clube numa situação embaraçosa no futebol brasileiro.

O zagueiro Wallace do Vitória-BA afirmou que teme que seu time se transforme num Criciúma, se referindo à queda do time para a segunda divisão do campeonato catarinense.
Disse o zagueiro: “Estou com medo de que o Vitoria se torne um Criciúma”. O Vitória foi eliminado do campeonato baiano depois do empate com o já rebaixado Fluminense de Feira de Santana.
 

Por João Nassif 06/05/2021 - 06:00 Atualizado em 06/05/2021 - 10:41

A primeira manifestação do novo técnico do Criciúma foi um pacto de mobilização dele, de todos da comissão técnica e principalmente dos jogadores que estão no clube e de todos que serão contratados. 

Paulo Baier foi repetitivo em algumas questões, como por exemplo, a virada do conceito que imperou no Criciúma nos últimos anos. A falta de garra, a perda da identidade em jogos no Heriberto Hülse, a apatia de muitos em relação a camisa pesada de tantas conquistas, tudo que de errado ficou escancarado na condução do futebol nas últimas temporadas.

Seguindo os conceitos vitoriosos que Paulo Baier implantou no Próspera, sendo repetidos com a mesma intensidade alguns degraus acima poderá levar o Criciúma a alcançar seu único objetivo na temporada que é o acesso à série B do campeonato brasileiro.  

O campeonato será paralisado

Quando se esperava que tudo corresse de forma tranquila depois da decisão do TJD em retirar os 03 pontos do Hercílio Luz, a Chapecoense e o mesmo Hercílio entrarão com recursos que protelarão a decisão do campeonato.

A Federação Catarinense já publicou a tabela que prevê o final do campeonato no dia 26 ao invés do dia 23 como estava programado. Com o Figueirense no oitavo lugar pela decisão do Tribunal os jogos da Chapecoense contra o Hercílio Luz foram cancelados. A FCF marcou para domingo no Scarpelli o primeiro confronto entre Figueirense e Chapecoense válido pelas quartas de final.

A Chapecoense não aceitou a mudança e deverá entrar com recurso nesta quinta-feira exigindo enfrentar o Marcílio Dias em partida já pela semifinal. Quer que sejam válidos os jogos em que eliminou o Hercílio Luz.

Já o Hercílio Luz que além da perda de pontos foi multado em R$ 15 mil emitiu uma nota oficial afirmando que irá interpor o competente recurso e vai tentar comprovar sua inocência, depois de ter lutado dentro de campo para alcançar seus objetivos. Com este recurso vai tentar escapar da multa, pois dificilmente deixará de perder os pontos.

A Chapecoense também se manifestou em nota oficial afirmando que adotará todos os mecanismos jurídicos para resguardar seus direitos e respeitar o resultado conquistado dentro do campo.

A confusão está armada e tudo indica o campeonato será paralisado até o julgamento de todos os recursos.

O que existe de concreto é que a outra semifinal entre Brusque e Avaí não está nesta confusão e seria disputado domingo dia 16, mas a FCF marcou o jogo da volta para o dia 19 no Augusto Bauer sem nenhuma explicação.

Este jogo poderá voltar para domingo em função da TV, desde que sejam confirmados todos os recursos prometidos pela Chapecoense e Hercílio Luz. Vamos aguardar os desdobramentos nesta quinta-feira.

Por João Nassif 05/05/2021 - 06:00 Atualizado em 05/05/2021 - 09:46

Finalmente batido o martelo e aquele o mais especulado foi confirmado técnico O escolhido Paulo Baier atende a preferência do presidente Anselmo Freitas e muito mais o trabalho espetacular que fez no Próspera nos últimos anos.

Muitas vezes existem resistências quando um técnico que foi vitorioso num time do menor escalão do futebol assume um clube de uma prateleira superior.

Acho este argumento de nível muito pequeno, tamanho de clube não pode ser parâmetro para comparações, tem que prevalecer as ideias do treinador e as necessidades do clube.

O trabalho do Paulo Baier foi examinado à exaustão no campeonato catarinense. Sua forma de jogar, de como armou o time com suas limitações e o sucesso pela classificação por ter levado à série D do campeonato brasileiro um time que há alguns anos estava com seu departamento de futebol fechado.

 

E agora é hora de formatar o plantel, certamente alguns jogadores do atual campeonato catarinense com potencial para serem contratos, além do conhecimento do mercado nacional do diretor executivo Juliano Camargo. Deverão estar à disposição para a Série C e Copa do Brasil

A questão do julgamento do Paulo Baier pelos incidentes no jogo do Próspera contra o Avaí deu tranquilidade para que o Criciúma o contratasse. O técnico será punido com vários jogos de suspensão que somente serão cumpridos em competições organizadas pela Federação Catarinense de Futebol. 

E por falar em Tribunal, o julgamento de ontem confirmou a perda de três pontos pelo Hercílio Luz e o Figueirense irá decidir com a Chapecoense uma das quartas de final. Hoje a FCF deverá confirmar as datas com o primeiro jogo no Scarpelli. 

Por João Nassif 04/05/2021 - 06:00

Mais um dia que passou e nada do Criciúma anunciar o novo técnico. Vários nomes foram especulados e sem nenhuma confirmação oficial ainda não sabemos que virá comandar o Criciúma.

Ontem citei algumas questões que podem ser impedimentos e talvez em razão destes impedimentos a direção do clube ainda não conseguiu chegar a uma definição. 

Sempre no talvez ou pode ser, como não sou de alimentar especulações prefiro aguardar o desfecho com a informação oficial do Criciúma. Mais um dia sem solução o que é preocupante pela proximidade do início das competições.

Comecei uma contagem regressiva que espero seja interrompida nesta terça-feira.

TJD em ação

Hoje deverá ser sacramentada a perda de pontos do Hercílio Luz por ter colocado em jogo um atleta irregular. O clube de Tubarão está escorado numa possível autorização por parte do TJD para utilizar o jogador mesmo com a suspensão de uma partida.

A morosidade do Tribunal e a possível falta de cuidados do Hercílio fará com que o Figueirense assuma o oitavo lugar na primeira fase do campeonato e ganhe o direito de disputar as quartas de final. Os jogos Chapecoense e Hercílio Luz serão anulados.

Causa estranheza a demora da Federação em descobrir a irregularidade, fez a denúncia ao TJD 23 dias após o julgamento. Para sorte da entidade o Hercílio foi eliminado no confronto com a Chapecoense, caso contrário o campeonato não terminaria no prazo estipulado. Por isso o Hercílio não entrará com nenhum recurso.

Com a punição que será confirmada os jogos da Chapecoense contra o Figueirense serão marcados e certamente teremos ainda neste meio de semana o primeiro jogo em Florianópolis. Depois o campeonato seguirá com jogos as quartas e domingos, terminando dia 23 de maio conforme previsto. 

Por João Nassif 03/05/2021 - 06:00 Atualizado em 03/05/2021 - 10:50

A dificuldade é extrema, o tempo está passando e o Criciúma ainda não tem um técnico para as competições que se aproximam. E mais, a necessidade de contratações, pois não é suficiente o que restou do campeonato estadual. Alguns fatores estão impedindo o Criciúma de definir seu treinador.

Primeiro o aspecto financeiro, não sei quanto está disponibilizado para este investimento, mas creio que não atinge as pedidas devido o time estar na série C e o desafio será enorme na busca do acesso. A chave é muito difícil com a brigada paulista além do Paraná, Figueirense e dois o interior do RS.

Segundo o tempo de contrato, a nova regra do campeonato brasileiro mexe diretamente com a cultura atual com os clubes trocando várias vezes de treinador numa mesma temporada. Agora o clube só pode demitir um técnico durante a competição.

Esta nova regra desemboca no terceiro fator da dificuldade do Criciúma em encontrar seu novo técnico. A insegurança dos profissionais quando não conseguem alcançar os objetivos de seu novo clube.

O problema é que o tempo está passando e olhem que passa rápido, já são menos de 30 dias para o início do campeonato brasileiro e mesmo com um diretor executivo o clube ainda não conseguiu seu novo técnico.

De hoje não pode passar até para que Juliano Camargo mostre a que veio. Técnico e reforços são competência de um diretor executivo. Depois de conhecer a estrutura do clube, ir à São Paulo preparar sua mudança, ou voltou ontem à noite com o novo treinador ou deverá anunciá-lo durante esta segunda-feira.

Por João Nassif 30/04/2021 - 06:00 Atualizado em 30/04/2021 - 08:02

A morosidade do judiciário brasileiro é tamanha que se transfere também para o futebol. Os tribunais esportivos, seja o STJD ou os TJD’s das Federações fazem questão de protelar julgamentos e decisões interferindo diretamente no andamento das competições.

A pérola em Santa Catarina foi a suspensão de um jogo pelas semifinais do campeonato entre Chapecoense e Marcílio Dias, pois um jogador do Hercílio Luz foi expulso na final da série B em dezembro de 2020. Alisson foi o jogador expulso após o final do jogo contra o Próspera. 

Estou registrando que a expulsão aconteceu no dia 20 de dezembro e o julgamento ocorreu somente no dia 06 de abril quando Alisson foi suspenso por uma partida. Como o atleta não cumpriu a automática por ter sido expulso numa final de campeonato deveria que cumprir no primeiro jogo após o julgamento. Este jogo foi contra o Brusque no dia 10 pela 9ª rodada do campeonato e o atleta foi escalado.

Somente ontem no dia 29 é que a Procuradoria do TJD fez a denúncia o que provocou a suspensão do jogo pelas semifinais. Simplesmente 23 dias após a data do julgamento. 

Como o Hercílio escalou de forma errada o jogador será julgado na próxima quarta-feira e deverá perder 03 pontos pela irregularidade. A punição normal seria 06 pontos, mas como o Hercílio Luz perdeu o jogo e deixou de ganhar 03 pontos perderá apenas 03, portanto haverá mudanças na classificação final da primeira fase do campeonato.

Com isso o time de Tubarão irá perder a 8ª colocação caindo para apenas 09 pontos na classificação final indo para o 10º lugar. Quem assumirá a 8ª posição e a consequente classificação será o Figueirense que enfrentará a Chapecoense pelas quartas de final. Com isso os dois jogos da Chapecoense contra o Hercílio Luz estarão cancelados.

Imaginem se com a perda de 03 pontos a queda do Hercílio interferisse no rebaixamento e, por exemplo, o Criciúma escapasse? Seria acusada uma virada de mesa. Este TJD é uma brincadeira, protela os julgamentos e interferem diretamente no andamento do campeonato.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito