O pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta terça-feira (25), em resposta ao que disse o também pré-candidato a prefeito, Ricardo Guidi (PL), durante a coletiva da Som Maior, nesta segunda-feira (24). Os cinco postulantes ao cargo estiveram juntos no estúdio da Rádio Som Maior, respondendo perguntas sobre questões importantes para a cidade, como saúde, educação, transporte e investimentos. Ricardo Guidi disse que, uma das soluções para diminuir o tamanho das filas de espera na saúde do município, seria a implantação de novas UPA's (Unidade de Pronto Atendimento), entre outras ações. Um dia após a declaração de Guidi, Vaguinho se manifestou e foi para o confronto. Usando um trecho recortado da fala de Guidi, Vaguinho disse: "não, aí não. UPA para zerar fila.. Quem fala isso, dá uma demonstração de um verdadeiro desconhecimento sobre saúde pública. Aqui em Criciúma, o governo já tem três UPA's. A da Próspera, a do Rio Maina, e agora a da Boa Vista".
Na manhã desta quarta-feira, o pré-candidato a prefeito, Paulo Ferrarezi (MDB) enviou uma mensagem de áudio ao programa Adelor Lessa, informando que a obra inaugurada recentemente no bairro Boa Vista em Criciúma.
"Nós temos uma Upa na Próspera e outra no Rio Maina. Abriu agora o Pronto Atendimento 24h do bairro Boa vista, que não é uma UPA. É um Pronto Atendimento 24h, que não oferece todos os serviços que uma UPA oferece. Então, só pra esclarecer, nós temos na Boa Vista um Pronto Atendimento 24h. Não é uma UPA", disse Ferrarezi.
Após a mensagem, o blog fez contato com o vereador e pré-candidato. Questionado sobre o que havia dito, ele continuou. "O 24h da Boa Vista foi apenas reformado e voltou a ser um 24h. O prefeito não habilitou no Ministério da Saúde como UPA. Os serviços do 24h não são os mesmos de um UPA. É um Pronto Atendimento 24h".
Para ser enquadrado como UPA, a obra recentemente inaugurada pelo governo municipal, no bairro Boa Vista deveria prestar serviços como raio-x, gesso e exames laboratoriais, por exemplo. O blog fez contato, então, com o Pronto Atendimento da Boa Vista, pelo telefone 48 3445 8765 (disponível no google) e questionou se a unidade oferecia esses serviços. A pessoa que atendeu à ligação disse que não. "Nem curativo com gesso a gente faz", disse.
Confira aqui o que diz o Ministério da Saúde, em seu site, sobre o que é uma UPA.