O governador Jorginho Mello (PL) assinou nesta segunda-feira, 24, em Joinville, a ordem de serviço para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra da Via Mar, o corredor alternativo à BR-101 no Litoral Norte. O levantamento é requisito para definir o melhor traçado, garantir a compatibilização ambiental dos quatro projetos em desenvolvimento e viabilizar o licenciamento ambiental da proposta. A oficialização foi concretizada durante o evento O Norte encontra o Norte, na Associação Empresarial de Joinville (Acij). O encontro contou com a presença do prefeito Adriano Silva (Novo), além de representantes do MDB, como os deputados estaduais Antídio Lunelli, Fernando Krelling e Vicente Caropreso (PSDB) e da senadora Ivete da Silveira (MDB). Jorginho disse que a BR-101 colapsou sob responsabilidade do governo federal e da empresa responsável pela concessão do trecho.
“É mais um passo que a gente dá para trazer uma solução ao drama de quem precisa da BR-101. A rodovia colapsou sob a responsabilidade do governo federal e da concessionária. E como parece que eles não estão querendo se mexer para resolver a gente achou essa solução. É um projeto de longo prazo, de muito tempo, mas que alguém precisa fazer. Estamos com o pé no fundo do acelerador para dar agilidade e o estudo ambiental é uma etapa importante para montarmos desde o traçado aos detalhes do projeto. Vai ajudar a escoar a produção nos nossos portos, melhorar a vida do catarinense e fomentar mais o turismo”, disse o governador.
O que é a Via Mar
Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, entre Joinville e o anel viário da Grande Florianópolis, região que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos. O Corredor Litorâneo Norte Via Mar será viabilizado por meio de parceria público privada (PPP). O prefeito de Joinville, Adriano Silva disse que a obra vai impactar a economia de Joinville. “Essa nova rodovia não só facilitará a vida dos motoristas, mas também tornará Joinville ainda mais forte economicamente”, afirmou.
Nesta etapa, o investimento vai ser de quase R$ 3 milhões, com prazo total de execução de 750 dias. O estudo para solicitação da Licença Prévia está previsto para ser concluído em até um ano, enquanto o período restante será dedicado à obtenção da Licença Ambiental de Instalação de cada projeto. Com 60% da população catarinense vivendo na faixa litorânea, a Via Mar promete revolucionar a mobilidade e conectar com mais agilidade e menor custo logísticos os principais portos de Itajaí e São Francisco do Sul.
