Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Acélio no PL e vice de Arleu?

Possibilidade passa a ser tratada como real

Por Maga Stopassoli 15/01/2024 - 11:49 Atualizado em 15/01/2024 - 12:09

Eu sei que você clicou nesta matéria porque, assim como a maioria dos criciumenses, você quer saber quem serão os candidatos na próxima eleição municipal. É que desde o ano passado o cenário está embolado. Mas uma informação off pode ser o desfecho antecipado do que o eleitor vai ver como opção na urna este ano. O atual secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande (PSDB) está sendo cogitado para ser o vice de Arleu da Silveira na chapa majoritária. Isso aconteceria com Acélio se filiando ao PL.

O interesse nesse cenário é de todos os envolvidos. Veja como:

Acélio: quer ser candidato na majoritária, mas dificilmente conseguirá viabilizar uma candidatura a prefeito sem o apoio de Clésio Salvaro, ainda mais estando no governo dele como secretário de saúde. Portanto, o PL parece oferecer as condições ideais para que ele se filie e seja, pelo menos, o vice.

Arleu: com necessidade de ampliar seu potencial de votos e de subir nas pesquisas, missão dada pelo prefeito Clésio Salvaro, Arleu tem na figura de Acélio (que ainda possui um bom capital político da última eleição) a solução para isso. Chapa Arleu e Acélio resolve boa parte dos “problemas” para ambos e torna a eleição quase que protocolar, apenas para cumprir tabela. Vale lembrar que Arleu ainda não está filiado ao PSD, algo que deve ocorrer no início da janela eleitoral (em 7 de março).

Jorginho: o governador Jorginho Mello, que também é presidente estadual de seu partido, está trabalhando intensamente nos principais municípios de Santa Catarina para garantir o maior número possível de prefeituras sob o comando direto ou indireto do PL. É o caso de Criciúma. Jorginho já disse publicamente que apoiaria Ricardo Guidi, mas, para isso, ele precisaria mudar de partido, algo que ele não parece disposto a fazer (até o momento).

Clésio: determinado a eleger seu sucessor, o prefeito de Criciúma migrou para o PSD na metade do ano passado e desde então vem trabalhando fortemente para que Arleu tenha uma eleição garantida. Ao contrário do que pode parecer, Clésio tem demonstrado preocupação com a eleição e, por isso, vai se reunir com o governador Jorginho Mello nesta semana para tratar da possibilidade que motivou esse texto: a chapa Arleu e Acélio.

E aí você deve estar se perguntando: e o Guidi, como fica nisso tudo? O atual secretário de Meio Ambiente, Ricardo Guidi (PSD) tinha caminho pavimentado para o PL, mas a demora em admitir publicamente a mudança, tem aberto outras possibilidades para o partido do governador em Criciúma, como é o caso da chapa supracitada. Guidi continua dizendo que será o candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD.

Ainda que esta seja uma possibilidade tratada nos bastidores, ainda há muito o que os partidos envolvidos tratarem até que a questão seja definida. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito