Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Após iniciativa da Acafe, deputado federal catarinense propõe audiência pública sobre as instituições comunitárias

"Este ato é de extrema relevância para as nossas instituições, pois possibilita reunir lideranças políticas de todos os segmentos que protejam e confiram perenidade e sustentabilidade a este modelo", destacou Luciane Ceretta

Por Maga Stopassoli 09/10/2023 - 10:16 Atualizado em 09/10/2023 - 10:35

Uma iniciativa da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) quer debater o futuro das Instituições Comunitárias em todo o país. A presidente da associação, Profª Luciane Ceretta, que também ocupa uma vaga no Conselho Nacional de Educação Superior, em Brasília, vem trabalhando para fomentar o debate em torno das instituições comunitárias além de fortalecer o trabalho destas. Na semana que passou, a conselheira cumpriu agenda na Capital Federal, junto da comitiva composta por integrantes da própria Acafe, do Comung e da Abruc, e contou com diálogos com o ministério da Educação, da Ciência Tecnologia e Inovação, com a Capes e ainda com outros integrantes do Conselho Nacional de Educação. O resultado foi o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias no Congresso Nacional já que estas instituições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento regional e na oferta de serviços educacionais de excelência.

Para ampliar o debate sobre o assunto, uma audiência pública foi proposta pelo deputado federal catarinense, Pedro Uczai (PT).
Nas redes sociais, Luciane Ceretta destacou:

Representando nossas instituições, levamos importantes pautas para o cenário nacional. Em nossos encontros com a ministra Luciana Santos, com o presidente do Conselho Nacional de Educação Henrique Sartori e com o ministro Camilo Santana, reforçamos a importância dessas instituições para o desenvolvimento regional e para a ciência nacional. Priorizamos a inclusão das comunitárias na matriz orçamentária do MEC e a atualização dos relatórios da Capes de acordo com a categoria administrativa. Estamos fortalecendo nosso compromisso com o ensino superior de qualidade e com a pesquisa científica no Brasil. Um marco importante para as Universidades Comunitárias do Brasil. Este ato é de extrema relevância para as nossas instituições, pois possibilita reunir lideranças políticas de todos os segmentos que protejam e confiram perenidade e sustentabilidade a este modelo. Estamos à disposição para, assim como fazemos em Santa Catarina, ouvirmos as demandas do estado brasileiro e colaborar, por meio do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, da Inovação e do Empreendedorismo, para projetar o futuro que se almeja para o país.

 

Luciane Ceretta, presidente da Acafe, durante agenda na Capital Federal, mostrando que combina - e muito - com Brasília. Foto: print de tela de vídeo publicado nas redes sociais de Luciane. 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito