Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Bolsonaro em Criciúma pediu votos para Guidi diante do maior público em sua passagem pelo estado

Ontem, na AM, quase cinco mil pessoas marcaram presença. Na manhã de hoje, na praça central da cidade, mais uma vez arrastou um grande público

Por Maga Stopassoli 21/09/2024 - 20:54 Atualizado há 3 horas

O PL de Criciúma fez história nesta sexta-feira (20), ao trazer o ex-presidente, Jair Bolsonaro, a cidade, para pedir votos para o candidato a prefeito de seu partido, Ricardo Guidi (PL). Depois de um desencontro de informações que chegou a colocar em xeque a vinda de Bolsonaro a cidade, ele veio e cumpriu uma agenda típica bolsonarista que incluiu visita a clube de tiro na cidade, já em sua chegada, na tarde chuvosa de sexta. À noite, Bolsonaro foi recebido numa casa de eventos por milhares de pessoas. 

A ideia inicial era um desfile em carro aberto, mas, com a previsão de chuva para o dia de ontem, a organização escolheu um local fechado, com grande capacidade de público e estacionamento, o AM Master Hall.

Principal fato político do ano em Criciúma

Esse foi o principal fato, na editoria de política, da campanha municipal em Criciúma neste ano. A vida de um ex-presidente, para cumprir agenda de campanha em favor de seu partido e de um candidato a prefeito, num município fora do eixo da capital, mostra o interesse do PL em eleger prefeitos em cidades estratégicas. Criciúma é uma delas. O evento é um marco político para a cidade e para os apoiadores de Bolsonaro que querem saber o tamanho do impacto da vinda dele ao estado. Criciúma também deu ao ex-presidente o maior público nesta passagem dele por Santa Catarina. Ontem, na AM, quase cinco mil pessoas marcaram presença. Na manhã de hoje, na praça central da cidade, mais uma vez arrastou um grande público.

Fenômeno Bolsonaro

No horário previsto, 19h22, Jair Bolsonaro chegou ao local ao lado de Jorginho Mello, Ricardo Guidi e outras lideranças do partido. Já no palco, pediu apoio da equipe de segurança para circular entre o público, que foi ao delírio. Em seu discurso, falou sobre pautas nacionais, criticou o ministro Alexandre de Moraes e a esquerda e pediu votos para Ricardo Guidi.

“Eu peço o voto de todo criciumense no Guidi, para uma cidade próspera. Eu já fui convidado pelo Guidi para voltar no início do próximo ano, ver seu governo e o secretariado técnico e competente que ele irá ter ao lado. Assim vamos fazer uma Criciúma cada vez melhor”, disse. Em todos os compromissos de campanha, o ex-presidente fez questão de tratar da eleição de 2026.

Jorginho Mello disse que a “eleição começou agora”

O governador Jorginho Mello está licenciado do cargo para correr o estado em campanha pelos candidatos de seu partido, já que ele acumula a função de presidente estadual do PL. E ele tem se dedicado muito a eleição de Criciúma. Em seu discurso, disse que a “eleição na cidade começou hoje”, em referência a importância da presença de Jair Bolsonaro e a proximidade da eleição. O governador disse que “a gente não ganha uma eleição pra derrotar ninguém. A gente ganha uma eleição pra fazer melhor”.

O discurso de Ricardo Guidi

Em seu discurso, o candidato a prefeito do PL, Ricardo Guidi, agradeceu a presença de Bolsonaro e disse que aprendeu com ele. Também disse que pretende fazer um governo técnico e que quer se cercar de pessoas honestas e comprometidas. Ele não citou o prefeito Clésio Salvaro, mas disse que pretende fazer um governo sem conchavos, sem esquemas e sem Gaeco”. O prefeito de Criciúma foi preso no início de setembro e enfrenta uma denúncia do Ministério Público que diz que Salvaro faz parte de uma organização criminosa que fraudou uma licitação, em Criciúma.

Faltam 15 dias

A partir de agora, faltam só 15 dias para a eleição. Serão duas semanas intensas, numa disputa acirrada que tornou essa campanha eletrizante. Os dois principais candidatos polarizaram a eleição, fato que já era previsto desde a pré-campanha. O impacto da vinda de Jair Bolsonaro, a reação do eleitor criciumense a isso, os efeitos disso na campanha de Ricardo Guidi serão nossos destaques no programa Adelor Lessa, nesta segunda-feira (23), a partir das 7h da manhã, na rádio Som Maior.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito