O prefeito de Criciúma assinou nesta terça-feira (25) um contrato de financiamento junto do Fonplata no valor de US$ 25 milhões de dólares. O que é o Fonplata e quais obras ele vai viabilizar você pode saber aqui:
- O que é o Fonplata?
Só que um evento de assinatura de uma operação dessa magnitude sempre proporciona mais leituras do que só as doletas que entrarão na conta da prefeitura para realização de importantes obras estruturantes em terras carvoeiras. Uma das leituras foi o protagonismo que Clésio Salvaro pareceu fazer questão de dividir com seu fiel escudeiro, o secretário municipal do governo, Vagner Espíndola, o Vaguinho. No momento em que o prefeito assina e formaliza o contrato, Vaguinho posa despretensiosamente ao lado de Salvaro e, vocês sabem, imagens dizem muito. Seria o secretario de governo um dos nomes que passam pela cabeça do prefeito para ser candidato em 2024 com a sua indicação?
Claro que as coincidências estão aí pra isso e essa leitura pode estar equivocada, mas, isso nós vamos saber com o tempo. Por lá também esteve o atual secretário municipal de educação, Celito Cardoso que assumiu a pasta recentemente após a saída de Miri Dagostim. Celito é um dos nomes que figuram na lista dos prefeituráveis para 2024 pela sua trajetória e pelos resultados à frente da Secretaria da Fazendo de Criciúma. Vale lembrar que na semana passada a secretaria de educação decidiu fechar uma escola no bairro São Domingos sob o argumento de quue o número de alunos na instituição era baixo (hoje são 81 estudantes) e também os resultados do IDEB que estariam abaixo da média municipal. No planejamento estaria a realocação desses alunos em escolas de outros bairros. A comunidade não gostou da decisão e não arredou o pé, fazendo com que o próprio Clésio Salvaro convocasse uma reunião com a equipe no último domingo (23) e informasse que a escola seria mantida aberta. Depois disso, convocou a comunidade para comunicar a decisão. O secretário Celito Cardoso participou da reunião com a equipe, mas não ficou para a reunião com os pais dos alunos. A conferir se esse pequeno ruído de comunicação irá interferir nos desdobramentos futuros de quem irá receber a missão de encarar as urnas representando o atual prefeito.