A deputada Paulinha (Podemos) comemorou o espaço conquistado na Mesa. Ela foi eleita no dia 1º de fevereiro para ocupar o cargo de 1ª Secretária, ao lado de outros integrantes da única chapa inscrita.
A mesma função só havia sido ocupada por outra mulher há 86 anos, quando a catarinense Antonieta de Barros, eleita em 1934 a primeira deputada de Santa Catarina, foi a 1ª Secretária da Mesa na Alesc. Nas redes sociais, Paulinha citou a Antonieta e disse que o momento significa um avanço na política.
Veja o que ela disse:
"Fizemos nesta quarta-feira a primeira reunião da Mesa Diretora eleita nesta legislatura da Alesc. E estivemos lá, no cargo de 1ª secretária, representando as mulheres e trabalhando em conjunto nas pautas prioritárias para o Legislativo. Porém, não é comum termos mulheres nesta foto. No caso do cargo de 1ª secretária, a única mulher havia sido Antonieta de Barros, em 1937. Levou 86 anos para termos novamente uma representante feminina nesta função tão importante. É por isso que seguimos trabalhando para honrar o legado de Antonieta e, assim como ela, abrir cada vez mais portas para as mulheres na política e na sociedade."
A atual Mesa-Diretora da Alesc é composta assim:
Presidente – Mauro de Nadal (MDB)
1º vice-presidente - Mauricio Eskudlark (PL)
2º vice-presidente – Rodrigo Minotto (PDT)
1ª secretária – Paulinha (Podemos)
2º secretário – Padre Pedro Baldissera (PT)
3º secretário – Marcos da Rosa (União)
4º secretário – Delegado Egídio (PTB)