Ano ímpar é sempre véspera de alguma eleição. 2023, por exemplo, antecede as eleições municipais em todo o país que, a exemplo das eleições nacionais, prometem ser bastante disputadas. Em Santa Catarina, não será diferente e o PSD será um dos protagonistas na disputa pelas prefeituras e chega ao fim do ano com números expressivos e com empolgação, especialmente em Criciúma. Aqui, o partido filiou o prefeito Clésio Salvaro (PSD) e, internamente, comemorou os números da pesquisa contratada pela rádio Som Maior que mostra o candidato do Prefeito, Arleu da Silveira (PSD na Austrália) e o Deputado Federal Ricardo Guidi (PSD ou PL na Austrália), liderando as pesquisas para Prefeito de Criciúma.
Maga: Presidente, qual avaliação do ano de 2023?
Eron: Foi um ano muito positivo. Tínhamos um projeto de reestruturar o partido, mas avançamos e filiamos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e até ex-governador, que é favorito em sua cidade para ganhar a prefeitura da sua região (Leonel Pavan). Além de sermos o partido que mais governa pessoas em Santa Catarina, administrando pequenas, médias e grandes cidades em todo o estado, criamos uma estrutura de comunicação com as bases. Hoje, o PSD tem o melhor time de Santa Catarina, com Deputados, Prefeitos e candidatos.
Maga: A que o senhor credita esse panorama otimista?
Eron: Transparência. Não possuímos a máquina do estado, mas temos um projeto e as pessoas que se filiam ao PSD pelo projeto. Focamos numa aproximação diferente, comunicando todos os filiados além das nossas reuniões regionais e canais online. Criamos um newsletter/informativo, formato fácil que mostra o que está funcionando em cada região, e isso é replicado. Vimos o projeto do João Rodrigues em Chapecó sendo adotado na Grande Florianópolis. O Uber da saúde, sucesso em Criciúma, chegou agora em São José. Nosso trabalho mostra que o partido está evoluindo por inteiro.
Maga: Como está o diálogo com os outros partidos?
Eron: Estamos abertos ao diálogo, mas sempre priorizando os bons projetos. Por isso, conversamos com Adriano do NOVO em Joinville, Tramontin em Blumenau. Não fechamos com partidos que não tenham alinhamento com nossas características: centro-direita, contra a burocracia, eficiência da máquina, transparência, indicações técnicas. Por isso, conseguimos esse crescimento do partido de forma orgânica.
Maga: E o PSD em Criciúma?
Eron: Não só em Criciúma, em toda a região sul temos o partido bem estruturado, com lideranças efetivas que conduzem o partido para os resultados. Ficamos felizes quando vemos, em pesquisas, que nossos prefeitos são bem avaliados, que nossos candidatos têm plenas condições de eleição ou reeleição. Por isso, estamos bastante otimistas para o pleito do próximo ano.
Maga: E, para encerrar, a pergunta que não quer calar e talvez a mais feita em Criciúma no ano de 2023. Quem será o candidato do PSD em Criciúma?
Eron: Temos conversado e recebido sugestões de todas as lideranças da região. Eu, que sou o presidente estadual, e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, estamos alinhados. Vamos confiar nas pesquisas e, delas, vamos tirar os melhores números e candidatos. Temos essa definição por ser um partido que acredita e defende a tecnicidade. Um bom gestor traz bons resultados, e é isso que me motiva todos os dias a trabalhar pelo PSD.