Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faculdade gratuita: fórum em defesa das universidades comunitárias será lançado quarta-feira

Iniciativa é liderada pelo deputado estadual, Napoleão Bernardes (PSD)

Por Maga Stopassoli 27/03/2023 - 11:20 Atualizado em 27/03/2023 - 11:37

A defesa das universidades comunitárias vai ganhar destaque nesta semana na Alesc. É que na próxima quarta-feira (29) vai acontecer o lançamento do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias. O movimento é liderado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e tem como objetivo fortalecer o modelo de ensino das instituições que fazem parte do sistema Acafe.
“Investir em universidade comunitária nada mais é que retornar o imposto pago pelo cidadão de forma objetiva em saúde, educação e outros serviços de interesse público, por isso, a relevância do tema, que defenderemos na Alesc”, disse o deputado em seu perfil no instagram. O programa Faculdade Gratuita foi amplamente divulgado pelo então candidato aa governador, Jorginho Mello (PL), durante sua campanha, em 2022. A ideia é que o estado “compre” as vagas disponíveis nas instituições comunitárias.

Para a presidente do Sistema Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a renda do aluno é um dos fatores que deve ser levado em conta na estruturação final do programa. A questão apontada por Luciane corrobora com a ideia inicial a que se propõe o projeto que é a de descentralizar e ampliar o acesso ao ensino superior no estado.

O que são universidades comunitárias

As instituições de ensino superior classificadas como comunitárias não têm fins lucrativos. Todos os recursos arrecadados são reinvestidos na própria universidade em forma de melhorias para os alunos e em serviços ofertados à comunidade. Outra característica desse tipo de instituição é que elas não têm um dono pois são criadas e mantidas pela sociedade civil. Além disso, os programas de pesquisa e extensão, por exemplo, impactam a vida de toda a comunidade já que estas oferecem serviços em diversas áreas, como serviços de saúde, através de suas clínicas integradas, serviços de advocacia, entre outros.

Foto: arquivo 4oito.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito