Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Golpe do consignado: Júlia Zanatta propõe multa para empréstimos não solicitados

Proposta da parlamentar será analisada pelo Senado

Por Maga Stopassoli 16/08/2023 - 06:49 Atualizado em 16/08/2023 - 09:31

A concessão de operações de crédito não autorizadas foi assunto no Programa Adelor Lessa, nesta terça-feira. O diretor do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, falou sobre o assunto. Leia aqui: 

O tema também foi abordado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) no seu primeiro semestre na Câmara. A parlamentar propôs no PL 1426/2023 que prevê indenização para empréstimos feitos sem terem sido solicitados, ou seja, para aqueles casos em que pessoa "descobre" que recebeu um valor em sua conta, oriundo de um empréstimo que não solicitou. Infelizmente é comum que instituições financeiras abusem da universalização do crédito para fazer concessões de empréstimos não autorizados. Potenciais clientes recebem valores não solicitados em suas contas e acabam se endividando sem uma autorização expressa para a operação. As principais vítimas desse tipo de conduta são pessoas idosas. 

De acordo com a proposta aprovada na Câmara, agora esta prática está vedada, sob pena de multa de 10% do valor depositado. A medida visa coibir a prática abusiva que tem como vítimas principalmente pessoas idosas. O projeto da deputada Júlia Zanatta foi acolhido e aprovado em plenário pela relatora Laura Carneiro (PSD-RJ) e agora será analisado no Senado Federal.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito