Menos de uma semana após a tragédia ocorrida numa creche em Blumenau que vitimou quatro crianças, o governador Jorginho Mello falou sobre o que pretende fazer para diminuir a sensação de insegurança dos pais dos alunos em todo o estado. No balanço dos 100 dias de governo, apresentado na tarde desta segunda-feira (10), em Florianópolis, Jorginho disse que todas as 1053 escolas do estado terão um policial armado.
"Ontem, por exemplo, nos reunimos na Agronômica, as forças policiais, pra que a gente arrume caminhos pra evitar aquilo que eu vi lá em Blumenau. Aquilo que eu vi, aqueles anjinhos que foram tirados por um assassino. A partir de hoje já começamos a ronda escolar. Vamos contratar um policial armado para cada uma das 1053 escolas. Vamos chamar o Ctisp, vamos chamar os policiais aposentados, que tem experiência, que conhece aquele bairro e aquela escola. Vamos recrutar policiais militares, policiais civis, bombeiros militares para que eles possam ir para as escolas, é o mínimo que a gente pode devolver pra sociedade. Isso vai custar R$ 70 milhões por ano, mas nós vamos fazer. Já mandamos providenciar os coletes, tem que ver a contratação, tem que ver se precisa mandar para a Assembleia, pedir para os deputados (autorizarem), mas já começamos o processo, a ronda já começou."
O prazo para a implantação dos policiais armados em todas as 1053 escolas é de 60 dias, conforme destacou o governador Jorginho Mello. No programa Parlatório desta segunda-feira (10), Adelor Lessa, upiara Boschi e eu, falaremos sobre outros pontos do balanço dos 100 dias do governo estadual e também sobre os 100 dias do governo Lula. É às 19h na Som Maior e no canal do 4oito no youtube.