Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Justiça eleitoral indefere candidaturas do PL em Nova Veneza

Decisão da 98ª Zona Eleitoral alega divergência na data de registro da ata da convenção

Por Maga Stopassoli 30/08/2024 - 19:12 Atualizado em 30/08/2024 - 19:18

O registro das candidaturas da chapa proporcional (vereadores), do PL de Nova Veneza, foi indeferido. A decisão é assinada por Júlio César Bernardes, da 98ª Zona Eleitoral e foi publicada nesta sexta-feira (30). No documento, a Justiça alega divergência na data de registro da ata da convenção do partido. A decisão solicita que sejam apresentados os registros individuais dos candidatos a vereador. 

Veja o que diz um trecho do documento:

"O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pelo indeferimento do registro do DRAP
apresentado pelo Partido Liberal- PL de Nova Veneza/SC, requerendo que seja certificado nos autos de todos os processos individuais de pedido de registro dos candidatos a ele vinculados para os fins do artigo 48 da Resolução n. 23.609/2019.
E o relato.
Decido.
Cuido de requerimento pelo qual o PARTIDO LIBERAL - PL apresenta seu Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) referente ao pedido de registro de seus candidatos proporcionais, solicitando a declaração de sua habilitação para participar das eleições de 2024.
Compulsando os autos, verifico ter sido certificado que as "Atas não foram transmitidas até o dia seguinte ao da realização das convenções" (ID 122824719), em desacordo com o que dispõe o artigo 6°, §5°, da Resolução n. 23.609/2019.
O partido foi intimado e, para justificar a falha, apresentou o Boletim de Ocorrência n° 00604.2024.0015244, registrado pelo presidente do partido, Sr. Samuele Ambonbi Milanez. Entretanto, conforme pontuado pelo Ministério Público Eleitoral, constata-se a
existência de duas versões conflitantes sobre a ata em questão, indicando possíveis indícios de fraude em sua elaboração (ID 122683333). Não bastasse, a situação é agravada pela discrepância entre as versões fornecidas pelos membros do partido, o que levanta a suspeita de possível fraude na elaboração da ata da convenção. A divergência entre o Presidente e o Secretário-geral do partido compromete a integridade e a veracidade dos documentos apresentados, gerando sérias dúvidas sobre a transparência do processo.
Logo, a fim de proteger a integridade do processo eleitoral, o indeferimento do
registro do DRAP é medida que se impõe.
ANTE POSTO, INDEFIRO o pedido de registro do 22 - PL para concorrer à(s)
Eleições Municipais 2024 no município de NOVA VENEZA."


O presidente municipal do partido, candidato à reeleição, Maykon Michels disse que o partido irá recorrer da decisão.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito