Chegou ao fim a eleição na Argentina. Javier Milei, de extrema direita, foi eleito neste domingo, dia 19, depois de uma disputa acirrada com Sergio Massa.
LEIA MAIS:
Eu estou em Buenos Aires desde sexta-feira e em todos esses dias era impossível cravar quem seria eleito. A população na rua demonstrava bastante insegurança com o processo eleitoral e, por isso, evitavam se manifestar. Hoje cedo eu estive em frente ao bunker do Javier Milei e não tinha nem 50 pessoas lá. Foi uma coisa muito interessante de observar, porque agora à noite, com a eleição, a capital está tomada por eleitores do Milei.
O Javier tem um grande desafio pela frente, que é o de tirar a Argentina dessa crise económico-social em que está inserida, com a moeda bastante enfraquecida e com uma pobreza latente em todo o país. Milei tinha propostas muito diferentes das de Sérgio Massa, então a gente vai ter que ver como isso vai se comportar.
Durante a comemoração, as pessoas gritavam palavras de ordem, como “la casta tiene miedo”, querendo dizer que a classe política tem medo do Javier. Eles estavam muito eufóricos, tinha gente chorando,então foi um momento bem marcante nessa eleição.
Amanhã pela manhã, a partir das 7h, falaremos sobre o assunto no programa Adelor Lessa.
Maga Stopassoli, enviada especial do Portal 4oito e Rádio Som Maior à Buenos Aires.