Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Milei ou Massa: Argentina decide hoje seu novo presidente

Segundo turno das eleições ocorre em meio à tensão politica e econômica 

Por Maga Stopassoli 19/11/2023 - 10:03 Atualizado em 19/11/2023 - 10:21

Neste domingo, (19) a Argentina estará diante de um momento crucial em seu cenário político, com a realização do segundo turno das eleições presidenciais. Dois candidatos emergiram como protagonistas dessa disputa acirrada: Javier Milei e Sergio Massa, cada um representando diferentes visões e abordagens para os desafios enfrentados pelo país.
Javier Milei, um economista que emergiu como uma figura polêmica, defendendo políticas econômicas mais liberais e uma abordagem menos intervencionista do Estado. Sua campanha atraiu uma base de investidores que busca mudanças profundas nas políticas vigentes, investimentos em reestruturação econômica e social.

Por outro lado, Sergio Massa, experiente político e atual Ministro da Economia, apresenta uma abordagem mais centrada no pragmatismo e na busca por consensos. 

As questões econômicas, como a inflação e a dívida pública, foram os temas centrais dessa disputa, refletindo as preocupações da população argentina.

As pesquisas recentes indicam um cenário indefinido. Na capital, Buenos Aires, desde pelo menos a ultima sexta-feira (17), não há qualquer movimentação de apoiadores ou manifestantes. A Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada, está silenciosa, mantendo apenas sua tradição de um dos principais pontos turísticos do país. 

No prédio onde funciona o Ministério da Economia, cartazes do ministro da pasta e candidato a presidente, Sérgio Massa, estão por todo lado. 

Ambos os candidatos conquistaram apoios específico durante a campanha, e a escolha do eleitorado será determinante para o futuro rumo político e econômico do país. O resultado da eleição não impactará apenas a Argentina, mas também terá repercussões na região, dada a importância do país na América Latina.

Independentemente do resultado, o novo presidente enfrentará uma série de desafios, incluindo a recuperação econômica pós-pandemia, a estabilidade financeira e a gestão eficaz das demandas sociais. A Argentina, mais uma vez, está diante de encruzilhada crucial, com o futuro do país pendente nas decisões que serão tomadas pelos concorrentes neste segundo turno.

A votação ocorre neste domingo e encerra às 17h. A previsão é de que o resultado oficial seja divulgado até às 22h.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito