Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Paulinha assume presidência estadual do Podemos e é pré-candidata a deputada federal

Encaminhamento foi dado pela presidente nacional da sigla, Renata Abreu

Por Maga Stopassoli 12/03/2024 - 16:05 Atualizado em 12/03/2024 - 16:55

O Podemos de Santa Catarina está sob nova direção. A deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha, agora é quem comanda a sigla no estado, encaminhamento feito pela presidente nacional, deputada federal Renata Abreu. A mudança na presidência vislumbra as eleições de 2026 que terá a parlamentar como candidata a deputada federal. Paulinha conhece o caminho de Brasília e tem bom trânsito por lá. Após se eleger e se reeleger deputada estadual, ela considera que chegou a hora de alçar um vôo mais alto. Na última eleição, o Podemos não elegeu nenhum federal, embora tenha garantido a cadeira para três parlamentares na Alesc: a própria Paulinha, Lucas Neves e Camilo Martins. Esse último, ocupou até ontem a presidência do partido, mas, apesar da pequena bancada na Assembleia, faltava alinhamento entre eles no que se refere ao destino da sigla. Me refiro a quem o Podemos se aliaria, entre PSD e PL, para 2026. No fim do ano passado, Paulinha não escondeu sua aproximação com o PSD, de don Júlio e havia a expectativa de que ela trocaria de partido, migrando para o ninho peessedista. As evidências não se confirmaram e o desenho político que projeta 2026 ganhou uma pequena alteração. Após assumir o partido, o primeiro compromisso público de Paulinha foi o evento do PSD em Balneário Camboriú, que lançou Juliana Pavan pré-candidata a prefeita, a mostrar que a deputada pode até não estar no PSD de Eron, mas continua alinhada aos peessedistas.

Paulinha destacou, ainda, que “um partido político sobrevive de fundo partidário, que é contabilizado pelo numero de deputados federais. Para a Renata Abreu foi frustrante não eleger nenhum federal e isso foi muito mais um erro estratégico de montagem de nominata do que outra coisa”.

Ouça a entrevista completa aqui.

 

Paulinha, Adriano Stefanni (emissário de Renata Abreu) e Camilo Martins, no gabinete da deputada, todos se deixando fotografar nesse clima de paz (pero no mucho).

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito