Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Pesquisa da Som Maior: Acélio, Arleu e Guidi na disputa

Segundo os entrevistados, o apoio de Salvaro é mais importante que o de Bolsonaro

Por Maga Stopassoli 21/08/2023 - 10:46 Atualizado em 21/08/2023 - 14:17

Sim. A gente sabe que ainda é cedo, como diria a música aquela do Legião Urbana. Mas quem não gosta de uma pesquisa de intenção de votos, bom sujeito não é. Criciúma começa a semana on fire após a divulgação da primeira pesquisa na corrida pela prefeitura em 2024. Com Acélio Casagrande liderando e Arleu e Ricardo Guidi em empate técnico, já podemos projetar o futuro de cada um.

Num dos cenários apresentados, na pesquisa estimulada, que é quando são apresentados os nomes ao entrevistado a pergunta foi essa:

- Se a eleição para prefeito de Criciúma fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
Acélio: 23,4%
Guidi: 18,2%
Arleu: 14,4%
Júlia: 12,4%
Aníbal: 8,6%
Ferrarezi: 7%
Arlindo: 3,4%
Nenhum deles: 5,4%
Não sabe: 7,2%

Acélio não é, pelo menos por enquanto, o candidato de Clésio Salvaro. Quem ocupa essa vaga é Arleu da Silveira. Por outro lado, quem também se apresenta como candidato a prefeito, é Ricardo Guidi. Dessa forma, vamos analisar, inicialmente, o que pesquisa diz a esses dois jogadores.

Outro a fator a ser levado em conta é a força do apoio Clésio Salvaro, Jorginho Mello, Bolsonaro e Lula.
A pergunta foi a seguinte:
“Quanto o apoio de cada um faria você votar em um candidato a prefeito".

Os entrevistados responderam assim: Clésio Salvaro 50%, Bolsonaro 22%. Jorginho mello 15% e Lula 8%.
Traduzindo: o apoio de Clésio Salvaro é mais importante que o de Jair Bolsonaro, confirmando a tendência que já havíamos citado anteriormente no blog de que o efeito “bolsonarismo” não se aplica da mesma forma numa eleição municipal.
O apoio de Jorginho Mello, de 15%, pode parecer pouco, mas é o dobro do que influencia um candidato apoiado pelo atual presidente. Para as candidaturas de esquerda, a notícia não é das melhores. Apenas 8% dos entrevistados votariam num candidato apoiado por Lula. O apoio do atual presidente não define eleição e ainda é capaz de atrapalhar. Desse modo, os nomes que estão postos hoje pela esquerda, vão precisar de estratégias conjuntas para viabilizarem uma candidatura a prefeito, ou, então, focar em bons nomes para a câmara de vereadores.

Arleu da Silveira

Atual secretário-geral de Clésio Salvaro, Arleu desfruta de posição privilegiada de ser o nome defendido pelo prefeito para sucedê-lo. Apesar disso, seu desempenho nos cenários em que disputa diretamente com Ricardo Guidi, acende um alerta. Não é ruim, mas poderia ser melhor. Enquanto Arleu aparece com 32,8%, Ricardo Guidi soma 39,8% das intenções de voto. Não é um cenário confortável. Arleu vai precisar intensificar as agendas ao lado do prefeito, as caminhadas no parque e os cafés na tia Bimba.

Ricardo Guidi

Ricardo Guidi, (PSD, nem sei mais porque), que há menos de um mês assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, aparece tecnicamente empatado com o atual secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande (PSDB). Só que Ricardo é do mesmo partido de Arleu. Supondo que Arleu consiga viabilizar sua candidatura com base em pesquisas, Ricardo fica na mão. Mas só se ele quiser já que uma possibilidade, que também já mencionamos no blog, é migrar para o PL. Com isso, passaria a ser o candidato do governador na cidade e, como você viu acima, 22% dos entrevistados votariam em alguém indicado por Jorginho. O filho do seu Altair precisa definir logo o que pretende fazer e começar os movimentos, pois numa eleição em Criciúma, uma semana perdida, corresponde a seis meses de articulação.

Acélio Casagrande

Se alguém gostou do que viu na pesquisa, esse alguém é Acélio Casagrande. Passeia no parque com Guidi e com Salvaro, toma café na tia Bimba, visita as feiras, não fechou portas com ninguém e agora lidera a pesquisa. Acélio não esconde que também gostaria de ser candidato a prefeito, mas, neste momento, o seu partido, o PSDB não parece encaminhar esse cenário. Claro que é aquele negócio, né, muita coisa pode acontecer, porém, vamos com os fatos de hoje. Acélio, que teve uma votação recorde em Criciúma quando foi candidato a deputado estadual na última eleição, mantém vivo esse capital político. Se não está cotado para ser candidato a prefeito, pode ser candidato a vice. Aliás, com os números que apresentou, é só esperar as ligações durante o dia convidando pra tomar um café. Acélio virou o vice-prefeito perfeito, tanto para Arleu, caso seja mesmo candidato, quanto para Guidi, nas mesmas condições. É que o secretário de saúde tem boa aceitação em fatias da população onde nem Guidi, nem Arleu chegam bem. Para um ou para outro, Acélio resolveria metade dos problemas.

Júlia Zanatta 

Enquanto distrai os eleitores e haters com sua tiara de flores, que reagem calorosamente a cada aparição da deputada usando o adereço, Júlia segue crescendo politicamente. Em dois cenários, aparece tecnicamente empatada com Arleu da Silveira e, num outro cenário, soma mais de 20% dos votos. Continua ignorando a Júlia no processo política só quem for teimoso.

Essa é uma das possibilidades de leitura do cenário apresentado na pesquisa divulgada hoje pela Som Maior, com dados coletados pelo IPC. Não sei vocês, mas eu já estou esperando a próxima. E com a trilha sonora que tira o sono de qualquer um: a das eleições da Som Maior! Colabore com este texto lá no insta @magastopassoli.

 

Acélio Casagrande tomando café depois de ver o resultado da pesquisa divulgada pela Som Maior hoje. Foto: Georgia Gava.



 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito