A eleição de 2024 em Santa Catarina terá uma disputa paralela e será entre PL e PSD. Os dois partidos mais atraentes do estado, atualmente, são aliados em alguns municípios catarinenses, a exemplo de Içara, Tubarão e Florianópolis. Em outros, são adversários ferrenhos, como é o caso de Criciúma.
Com base no recorte político atual, ou seja, fim do mês de agosto, a projeção de vitória no dia 6 de outubro deverá ter um saldo positivo para o PL, levando em conta os dez maiores municípios catarinenses. Já nas cidades aonde há a tendência de vitória do PSD, pode haver mudança de sigla por parte do prefeito eleito, após a eleição. Topázio Neto, atualmente no PSD, já é PL na Austrália. Em Lages, onde Carmen Zanotto é favorita para vencer a eleição, a situação é semelhante. Ela está filiada ao Cidadania e não mudou de partido para não correr o risco de perder o mandato de deputada federal. Após a eleição, Carmen também deve mudar de partido e seu destino será o PL. Vale lembrar que prefeitos, governadores e o presidente da república podem mudar de partido a qualquer momento, sem perder o mandato.
Em Criciúma a disputa entre PL e PSD deverá ser mais equilibrada. Embora o candidato do PL seja o favorito, o embate com o PSD deverá ter um certo equilíbrio até o fim da campanha. A projeção a seguir foi feita durante o programa Parlatório, na rádio Som Maior, na última segunda-feira (19), que teve a participação do consultor político Laércio Menegaz e dos jornalistas Adelor Lessa e Maga Stopassoli. Se a projeção se confirmar, PL deverá garantir a maioria das prefeituras das dez maiores cidades de Santa Catarina. Confira a tendência de vitória entre os partidos, hoje:
Joinville: Novo
Florianópolis: PSD (PL)
Blumenau: PL
São José: PL
Itajaí: PL
Chapecó: PSD
Palhoça: PL
Criciúma: PL ou PSD disputa equilibrada
Jaraguá do Sul: MDB
Lages: Cidadania (que deverá virar PL após a eleição)
Vale ressaltar que esse é o recorte atual do cenário político, que pode sofrer alterações a qualquer momento, dependendo dos fatos novos que podem ocorrer durante a campanha.