Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Quatro mulheres cientistas da Unesc estão entre as que serão homenageadas hoje na Alesc

Sessão especial ocorre nesta segunda-feira (30) e vai homenagear mulheres cientistas de Santa Catarina

Por Maga Stopassoli 30/10/2023 - 11:14 Atualizado em 30/10/2023 - 12:05

Por proposição da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove às 19h da próxima segunda-feira, 30 de outubro, uma Sessão Solene em homenagem às mulheres cientistas do Estado. Duas entidades e 69 mulheres serão reconhecidas por seu trabalho, presença, representatividade e legado na produção científica nas mais diversas áreas. O objetivo do evento é celebrar a excelência feminina na pesquisa e na produção de conhecimento, se tornando ainda mais significativo por marcar o primeiro ano em que a ciência voltou a ser valorizada como política pública no Brasil, recebendo investimentos e sendo tratada como um pilar de desenvolvimento.

— Em Santa Catarina e no Brasil, as mulheres cientistas têm desempenhado um papel fundamental na produção do conhecimento científico, demonstrando seu protagonismo e dando valiosas contribuições para a sociedade. É preciso destacar a diversidade de talentos e as realizações dessas mulheres para que elas ocupem cada vez mais espaços e sejam vistas com o destaque que merecem — avalia a deputada.

Estatísticas mostram desigualdade

Embora não existam informações consolidadas por estado, dados nacionais e internacionais reforçam que a participação feminina na ciência enfrenta barreiras. Segundo relatório mais recente da Unesco, de 2018, apenas 28% dos cientistas em todo o mundo são mulheres. Entre os prêmios Nobel relacionados com disciplinas científicas (como Medicina, Física e Química), apenas 19 mulheres (3%) foram premiadas. No Brasil, as pesquisadoras representam cerca de 40%. Essas estatísticas ainda são resquício de uma invisibilidade histórica - que chegou até a creditar conquistas femininas a homens em séculos passados - e refletem uma desigualdade de gênero persistente no campo da ciência, o que exige um compromisso de todos pela mudança.

Unesc terá quatro professoras e pesquisadoras entre as homenageadas

Entre as mulheres que sereão homenageadas na sessão especial de hoje, na Assembleia Legislativa, quatro delas são da Unesc. Luciane Ceretta (Ciências da Saúde), Vanilde Zanette (Ciências Biológicas), Sabrina Arcaro (Engenharias) e Normélia Lalau (Ciências Humanas).

Também nesta segunda-feira (30), a Unesc é finalista do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Stemmer, na categoria Instituições de Ciências Inovadoras. A cerimônia de premiação será na Alesc, às 16h.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito