Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Quem vai decidir a eleição em Criciúma são os indecisos

Pesquisas recentes apontam um percentual considerável de pessoas que ainda não decidiram seu voto

Por Maga Stopassoli 29/09/2024 - 19:00 Atualizado em 01/10/2024 - 13:12

Neste horário, no próximo domingo, dia 6 de outubro, Criciúma já terá escolhido o nome de quem vai governar a cidade pelos próximos quatro anos. Neste momento, os dois principais adversários estão tecnicamente empatados, se considerarmos a margem de erro das recentes pesquisas divulgadas. Claro que, a rinha de pesquisas que incendiou a cidade, também faz parte do show, porém, quando os times se recolhem, sabem que a realidade não dá larga vantagem nem para um, nem para outro.

Pelos dados levantados pelas pesquisas registradas e divulgadas nas últimas duas semanas, o número de eleitores que ainda não definiu seu voto é próximo de 20%. Um percentual bastante alto para uma eleição que polarizou entre Guidi (PL) e Vaguinho (PSD). Na reta final da campanha, faltando só uma semana para o dia do voto, qual será o fator que o eleitor vai levar em conta na hora de votar? O que será capaz de sensibilizar o eleitor a ponto de definir entre esse ou aquele? Essa é a pergunta que as duas campanhas que lideram as intenções de votos buscam responder.

Ironicamente, os criciumenses, que sempre acreditaram em pesquisas, agora, fizeram uso do benefício da dúvida. A cada nova rodada de números apresentados pelos institutos pesquisadores, os eleitores se veem desafiados a acreditar no que está posto. Nem muito ao céu, nem muito a terra, parece ser a fórmula do bom senso.

Sem nenhum candidato ter conseguido “abrir a boca do jacaré”, expressão que exemplifica uma larga vantagem numérica, desenhada em um gráfico, quando um dos postulantes dispara na liderança, o criciumense se vê diante de uma tarefa que exige responsabilidade: escolher o novo prefeito da cidade. Talvez por isso, a essa altura do campeonato, ninguém aposta alto demais. Seja como for, está nas mãos dos indecisos, decidir a eleição. Uma disputa tão acirrada que pode ser decidida pelo voto útil, que é quando o eleitor, ao perceber que seu candidato não parece ter chance de vencer a eleição, vota em quem não seria sua primeira opção, apenas por estratégia. Resta saber qual candidato de Criciúma poderá ser beneficiado por esse tipo de voto.

 

Tags: eleicoes2024

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito