O empresário José Roberto Duarte Ramos, conhecido como Zé da FabSul, recebeu convite para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026 e deve se lançar pré-candidato a deputado federal por Santa Catarina pelo Republicanos. Zé é vice-presidente da Federação de Autorregulamentação, Socorro Mútuo e Benefícios dos Estados do Sul (FabSul), entidade atualmente presidida pelo empresário Arnaldo Felisberto, de Tubarão. O convite foi feito pelo presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten. A filiação do empresário criciumense ao partido está marcada para o dia 12 de maio, em Florianópolis, com a presença confirmada do presidente nacional da sigla, deputado Marcos Pereira.
Em Santa Catarina, o setor movimenta uma ampla cadeia produtiva e reúne cerca de 600 mil associados. A atividade impulsiona negócios ligados a oficinas, autopeças, guinchos, vidraçarias e outros serviços automotivos. Jorge Goetten disse que fez o convite ao empresário e que está aguardando a resposta. José Roberto, por sua vez, demonstra empolgação com a possibilidade de ser candidato.
“Fiquei muito feliz pelo convite. Nos últimos dois anos, participei ativamente da construção de um projeto de lei que atendesse nosso setor em Brasília. Como vice-presidente da FabSul, recebi essa missão, que foi bem-sucedida. Agora, o desafio é trabalhar na regulamentação infralegal, para garantir que a lei contemple associações de todos os portes: pequenas, médias e grandes”, afirmou o empresário. Se aceitar o convite e a pré-candidatura for confirmada, sua campanha terá a coordenação do advogado criciumense, Jefferson Monteiro.
Saiba quem é o empresário
Natural de Jaguaruna e com atuação empresarial em Criciúma, José Roberto Duarte Ramos é uma das principais lideranças nacionais no segmento de proteção veicular. Ele teve papel importante na aprovação da Lei Complementar 213/2025, que estabeleceu um marco regulatório para o setor. A nova legislação foi aprovada por unanimidade na Câmara e no Senado, criou normas claras para o setor e garantiu maior segurança jurídica às associações de proteção veicular, beneficiando milhares de usuários em todo o país. O objetivo do projeto é assegurar preços justos na proteção veicular e fortalecer as associações.
