Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Morro dos Cavalos: “Com projeto viável, vamos sentar com o governo federal”, diz Jorginho Mello

Governador publicou vídeo nas redes sociais e sinalizou abertura para o diáologo

Por Maga Stopassoli 13/04/2025 - 11:58 Atualizado em 13/04/2025 - 11:59

A novela chamada Morro dos Cavalos ganhou mais um capítulo nesta semana, com novos desdobramentos e promessas de solução para um dos maiores gargalos da infraestrutura catarinense. O trecho da BR-101, em Palhoça, voltou ao centro do debate político depois de mais uma interdição, desta vez causada por um caminhão que tombou e pegou fogo. O caos reacendeu a cobrança por uma saída definitiva para o problema, que há décadas compromete a mobilidade no estado.

O barulho veio, primeiro, da Assembleia Legislativa. A Bancada do Sul, formada pelos deputados estaduais da região que puxou o movimento, solicitando uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. A pressão da Alesc se somou à articulação da Frente Parlamentar Catarinense em Brasília. De acordo com a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), a expectativa é que Renan Filho receba os parlamentares logo após o feriado de Páscoa em agenda ainda a ser confirmada.

Jorginho adota tom de diálogo

Neste domingo o governador Jorginho Mello (PL) tratou do assunto. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele adotou uma postura mais pragmática. Disse que mandou sua equipe estudar alternativas ao projeto do túnel e citou a possibilidade de um contorno no Morro como uma solução potencialmente mais barata. Mais do que isso: acenou com disposição para dividir os custos com a União, mesmo reconhecendo que a responsabilidade pela obra é federal. “Santa Catarina é parceira”, afirmou. Um gesto raro, considerando o histórico de distanciamento político entre Jorginho e o governo Lula.

Essa é, de fato, a primeira vez que o governador fala publicamente sobre se reunir com o governo federal para tratar do Morro dos Cavalos. E, mais importante, fala com bom senso e responsabilidade política. O tom de confronto deu lugar à disposição para o diálogo. É um passo que merece ser reconhecido — e cobrado.

Veja o que disse o governador:

“O Morro dos Cavalos é uma discussão antiga. Mas está na hora de a gente propor uma solução concreta. A gente sabe que tem um projeto do túnel, mas o governo federal disse que não tem dinheiro. Então, dei a ordem para a minha equipe estudar alternativas, inclusive um contorno pelo morro, que poderia ser mais barato. É claro, é tudo um estudo, não quero gerar expectativas. Mas, tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria. Mesmo que seja obrigação deles, o nosso estado é parceiro para dividir o custo de uma obra assim. Porque a gente briga pelo que é nosso por direito, mas a gente também conversa pra chegar a uma solução. E que a solução não venha a cavalo — venha muito mais rápido, porque as pessoas não aguentam mais.”

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito