Na última sexta-feira (20), a Diocese de Criciúma recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos seus 25 anos de criação. A sessão solene foi realizada no auditório do Centro da Pastoral, ao lado da Catedral São José de Criciúma e foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP). Durante a cerimônia, a fala do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), chamou atenção de quem esteve presente. Ele relatou a visita que fez a um amigo que passou por momentos difíceis enquanto esteve preso e que um livro indicado pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Don Jacinto Flach, salvou a vida dele.
Veja o que disse o prefeito:
"Me permito preservar o nome mas, um amigo meu e de muitos aqui, passou por um momento muito difícil na vida, estava no presídio. Depois de 135 dias eu fui visita-lo em casa, e ele botou a mão em cima de um livro e disse: “a visita do Don Jacinto salvou a minha vida. Antes da visita dele eu pensei algumas vezes e tinha algumas ferramentas ali que lá dentro poderiam dar cabo a minha vida. Mas quando eu recebi a visita do Don Jacinto ele recomendou que eu lesse um livro e eu li três vezes o livro, de 600 páginas o livro, do Padre Pio”. E ele disse: “esse livro salvou a minha vida”." Clésio Salvaro não mencionou o nome do amigo, mas, pela descrição do período em que esteve preso, é possível que estivesse se referindo ao ex-prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, que passou 134 dias na prisão. Joares renunciou ao cargo de prefeito e atualmente cumpre medidas cautelares.
Atual bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach agradeceu ao Parlamento estadual pela homenagem e destacou a trajetória da diocese. “Nossa Igreja cresceu muito com a criação da diocese em Criciúma. Vinte e cinco anos depois, temos muitos frutos para mostrar e por isso nos orgulhamos dessa homenagem da Assembleia. Temos muitas alegrias a somar e a mostrar.”
Criada em 27 de maio de 1998 pelo papa João Paulo II, a diocese foi instalada em 15 de agosto do mesmo ano. Atualmente, é responsável por mais de 40 paróquias espalhadas por 26 municípios do Sul do estado, nas regiões de Criciúma e Araranguá, além de três santuários, 540 comunidades e mais de 80 padres.
Blog Maga Stopassoli
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito