Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Salvaro poderá participar da campanha? Veja perguntas e respostas sobre a situação do prefeito afastado

Salvaro foi solto na tarde desta quinta-feira (26)

Por Maga Stopassoli 26/09/2024 - 20:47 Atualizado em 26/09/2024 - 20:47

A saída do prefeito Clésio Salvaro da prisão foi o principal fato da semana. A decisão da desembargadora Cinthia Scheffer adiciona novos ingredientes na eletrizante eleição de Criciúma. O assunto gerou dúvidas e o blog listou as principais, no texto a seguir:

Por que Salvaro foi preso?
Ele foi preso no dia 3 de setembro, durante a segunda fase da Operação Caronte, que apura fraude no processo licitatório dos serviços funerários de Criciúma. O Ministério Público alega que Salvaro e outros envolvidos fazem parte de uma organização criminosa que fraudou um processo de licitação, ao alterar uma lei municipal para, em tese, beneficiar empresas envolvidas.

Por que ele foi solto?
A desembargadora Cinthia Scheffer determinou a soltura de Clésio Salvaro e de outros presos nas duas fases da operação, na tarde desta quinta-feira (26).Entre os liberados estão: Bruno Ferreira, Juliane Barchinski, Juliano Deolindo, Sandro Guardiani, Thiago de Moraes, Jefferson Monteiro, Gineides Varela, Anilso Cavalli, Hélio Monteiro, Henrique Monteiro e Gilberto Machado. Segundo a magistrada, o período de coleta de provas já se encerrou, motivo pelo qual a manutenção da prisão não se justifica.

Salvaro poderá retornar à prefeitura?
Não. Ele está impedido de frequentar as dependências da prefeitura e de qualquer outro órgão público municipal, por 120 dias.

E o mandato?
Conforme consta na decisão da desembargadora, Salvaro ficará afastado de suas funções públicas por 120 dias. Assim, ele não deverá retornar ao cargo de prefeito até o fim do mandato. Nesse período, o vice-prefeito e atual prefeito em exercício, Ricardo Fabris, continuará na gestão.

Ele poderá usar redes sociais?
Não. Salvaro está proibido de usar qualquer rede social.

O prefeito pode conceder entrevistas?
Não. Ele também está proibido de manter contato com outros denunciados e testemunhas.

Salvaro vai usar tornozeleira eletrônica?
Sim, pelo prazo de 90 dias.

Ele está em prisão domiciliar?
Não. Ele poderá sair de casa, desde que siga as medidas cautelares impostas.

Salvaro é um preso político?
Não. Preso político é aquele que é detido por emitir opiniões ou praticar atos contrários ao regime político do país. Já Clésio Salvaro foi preso em decorrência de uma investigação do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, que começou em 2020 e concluiu que ele, junto com outras 16 pessoas, integra uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias.

Ele poderá participar dos atos de campanha de seu candidato a sucessor?
A decisão de Cinthia Scheffer não especifica uma proibição quanto à participação em atos de campanha, portanto, a interpretação é que ele poderá participar, embora não haja uma definição clara sobre o assunto.

A liberdade concedida a Clésio Salvaro, encerra o processo?
Não. Ele segue sendo investigado e o processo seguirá os trâmites legais.

E politicamente, o que a soltura significa?
Essa pergunta será respondida por Adelor e eu no programa Adelor Lessa, nesta sexta-feira (17), na rádio Som Maior. Ouça em FM 100,7 ou em sommaiorfm.com.br.

Faltou responder alguma outra pergunta? Encaminhe no direct, no @magastopassoli.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito