Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Secretário da Fazenda, Vagner Espíndola representa Clésio Salvaro em Fórum do Fonplata

Evento é realizado em Brasília e reúne prefeitos de todo país

Por Maga Stopassoli 15/03/2023 - 20:18 Atualizado em 15/03/2023 - 20:18

Criciúma é uma das cidades presentes no Fórum de Prefeitos – Cidades Sustentáveis, evento promovido pelo Fonplata* e realizado nesta quarta e quinta-feira (15 e 16 de março), em Brasília. O Secretário da Fazenda da Criciúma, Vagner Espíndola está na capital representando o prefeito, Clésio Salvaro (PSDB) e foi um dos painelistas do encontro.

 “Criciúma tornou-se referência na capacidade de recuperação fiscal que fizemos de 2017 a 2019 saindo da letra D para letra A no Capag**. Isso nos possibilitou acessar o Programa de Financiamento em tempo recorde e também já o segundo assinado. Nesse segundo Fonplata o pegada aqui está muito voltada para projetos de sustentabilidade e cidades inteligentes, o que pode, inclusive, nos dar condições de diminuir ainda mais os juros com implantação de projetos voltados para essas áreas”, destacou Vagner.

Além disso, nesta quinta-feira (16), o secretário criciumense irá participar de uma reunião com representantes de outros dez municípios – sendo Criciúma um deles - para que a cidade possa ser signatária de um acordo de cooperação firmado entre Brasil e Alemanha. O acordo foi estabelecido recentemente pelo Ministério das Cidades e Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação técnica. O objetivo do acordo internacional é selecionar projetos de desenvolvimento urbano integrado de municípios brasileiros para apoiar e aperfeiçoar a estruturação dos projetos propostos.

* FONPLATA é um Banco de Desenvolvimento formado por cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, cuja principal missão é apoiar a integração dos países-membros para consolidar um desenvolvimento harmônico e inclusivo, mediante operações de crédito e recursos não reembolsáveis do setor público.

**Representa a capacidade de pagamento dos municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. 

Na foto, Vagner Espíndola durante painel sobre a recuperação fiscal do município de Criciúma, em Brasília.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito