“Não há, governador, nenhum prefeito ou prefeitura forte se não tiver também um estado forte. O que o Sr. faz aqui hoje é uma verdadeira demonstração de que um governo que se presta a ouvir, um governador que se presta a ouvir os prefeitos, é um governo e um governador que está caminhando, sem dúvida nenhuma para políticas assertivas”. Foi assim que Vagner Espíndola se dirigiu ao governador Jorginho Mello no encontro de hoje. E eu sei que você clicou para ler este texto também movido pela curiosidade de saber como seria a primeira agenda oficial entre o agora prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), e o governador Jorginho Mello (PL). Vou economizar nosso tempo e não contextualizar a eleição de 2024, porque isso você já sabe. O fato é que muita gente que lotou o auditório da Acic, em Criciúma, na manhã desta quinta-feira (27), também estava lá para ver de perto como seria o encontro entre eles.
A reunião ocorreu no âmbito do programa “Santa Catarina Levado a Sério”, do governo do estado, que percorre as regiões ouvindo as demandas dos prefeitos. Criciúma, portanto, foi a sede do evento, que reuniu os gestores dos 12 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Vaguinho recebeu o governador na chegada à Acic, ocasião em que Jorginho afirmou que o visitaria em seu gabinete na prefeitura. Os dois sentaram-se lado a lado, na primeira fila de cadeiras do auditório. Em seu discurso, Vaguinho adotou um tom republicano ao se dirigir ao governador e foi aplaudido três vezes enquanto falava. O chefe do Executivo criciumense também fez questão de enaltecer o programa Universidade Gratuita, que permite o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, chamando-o de “um dos maiores e mais revolucionários programas de educação deste país”.
A programação incluiu um encontro privado entre Jorginho e cada um dos prefeitos da Amrec, que ocorreu ao longo da tarde. O último a ser atendido foi o anfitrião do dia, Vagner Espíndola. Na prefeitura, Jorginho foi recebido pelo prefeito, com quem tratou das demandas do município. O governador pediu celeridade na solução dos problemas relacionados aos aparelhos de ar-condicionado das escolas e abriu as portas do governo para o prefeito.
O recado de Jorginho ao ex-prefeito de Criciúma
Jorginho e Salvaro protagonizaram o principal embate na eleição do ano passado. E isso você também já sabe. Na agenda de hoje, o governador mandou um recado ao ex-prefeito:
“Vaguinho, sei que não és garoto de recado, mas a eleição passou. Diz pro Clésio parar de me chamar de safado, eu não vou descer ao porão para brigar com ele. Faz teu governo, deixa tua marca na cidade.”
O prefeito de Criciúma foi o primeiro a receber a visita do governador em seu gabinete, no programa Santa Catarina levada a sério.
