Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Treta do rotativo: empresa que opera em Criciúma teve contrato suspenso na cidade de São José

Uma audiência pública está marcada para dia 27 de março, para tratar do assunto em Criciúma

Por Maga Stopassoli 26/02/2025 - 14:46 Atualizado há 3 horas

A ampliação das ruas que passarão a contar com estacionamento rotativo em Criciúma acabou virando mais uma polêmica na relação entre a Gerestar, empresa responsável por operar o sistema de rodízio e os moradores. Representantes de bairros como Pio Correa e Comerciário, que são bairros residenciais, alegam que não obtiveram informações com antecedência sobre as ruas que passarão a ter estacionamento rotativo. O serviço está previsto para iniciar na próxima segunda-feira (3) e vai abranger 46 novas ruas, abrindo 1.800 novas vagas de estacionamento por rodízio. Moradores dos bairros que serão impactados pela ampliação do serviço se reuniram nesta terça-feira e decidiram que irão pedir a suspensão da cobrança nos locais que receberiam a Zona Azul. A intenção dos moradores é se reunir com o prefeito Vagner Espíndola (PSD) e solicitar que sejam feitos ajustes no serviço. O contrato com a Gerestar é de 2021.

Polêmica
Essa não é a primeira vez que a empresa se vê envolta em polêmica. No município de São José, na Grande Florianópolis, a Gerestar teve o contrato suspenso pelo prefeito Orvino De Ávila (PSD). A licitação foi feita ainda na gestão da então prefeita Adelina Dal Pont, em 2016. Em junho de 2022, a empresa foi notificada pelo Procon do município e deveria informar o endereço de todos os pontos de venda credenciados, a quantidade de parquímetros instalados e o número de monitores em serviço nas ruas. Além disso, a empresa deve também esclarecer se a compra de créditos pode ser feita diretamente com um monitor e também explicar como funciona o pagamento em casos de utilização de vagas sem pagamento.

Contrato suspenso
Em 2022, Orvino suspendeu a cobrança para os usuários das vagas de estacionamento e a prefeitura abriu um processo administrativo solicitando informações sobre a prestação de serviço por parte da empresa, o que não foi atendido. Com isso, o chefe do executivo decidiu pela suspensão a concessão do estacionamento da Zona Azul. Em maio de 2024, a Câmara de Vereadores de São José revogou a Lei Complementar que autorizava a prefeitura a criar o sistema de estacionamento rotativo no município.

E como ficou em Criciúma?
O vereador Nícola Martins (PL) propôs uma audiência pública para tratar do assunto e ouvir a população. O encontro está marcado para dia 27 de março, na Câmara de Vereadores. 
 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito